“Quem salva o rio Tejo?” será mote do programa Prós e Contras, da RTP1, que vai debater esta segunda-feira o estado do Rio Tejo, convidando Arlindo Consolado Marques a estar presente no programa. De Mação, num autocarro cedido pela autarquia e já lotado, segue igualmente o autarca Vasco Estrela com alguma população a representar o concelho.
Segundo anunciado na página de Facebook do programa, “o Ministro do ambiente, os movimentos cívicos e as empresas de celulose prestam contas no maior debate da televisão portuguesa” em torno da “tragédia da poluição”.
Vasco Estrela, presidente da CM Mação, confirmou ao mediotejo.net que estará presente e que o autocarro da autarquia “já está lotado” para marcar presença no programa conduzido pela jornalista Fátima Campos Ferreira, a ter lugar no auditório da Fundação Champalimaud.
Questionado sobre este apoio da autarquia nesta mobilização, Vasco Estrela justificou que “a Câmara está a cumprir aquilo que foi a deliberação quer da Câmara, quer da Assembleia Municipal, no sentido de apoiar o Arlindo na sua causa, e tendo em consideração que a causa não é dele, é de todo o concelho de Mação e da região, e aliás provalvemente, tenho a certeza que é do país”, referiu.

O autarca acrescentou que a Câmara “tem a obrigação de cumprir aquilo que foi deliberado e em nome do município podermos colaborar na defesa do Arlindo. Pensamos nós que a ida dele a um programa desta dimensão, desta nobreza, pode ser importante para o esclarecimento da população, em geral, e para o processo judicial que ele tem em curso”, disse.
“Nesse sentido estamos a ser consequentes com aquilo que deliberamos e havendo disponibilidade do autocarro é isso que faremos e eu também irei lá com muito gosto”, complementou.
Questionado sobre hipotética participação no programa, Vasco Estrela notou que estará prevista possibilidade de fazer intervenção, explicando ainda não saber “em que moldes”.
“Nestas coisas estamos um bocadinho ao critério jornalístico, mas é minha intenção dizer o que o acho que devo dizer, se me for perguntado e deixado, e no fundo para transmitir um pouco daquilo que é o sentir da população do concelho de Mação, e sendo eu o representante máximo deste concelho, acho que tenho obrigação de ir representar estas pessoas”, terminou.
O programa será transmitido esta segunda-feira à noite, na RTP1, logo a seguir ao Telejornal.