Entre os municípios, Mação esteve representando pelo presidente da Câmara Municipal, Vasco Estrela, no painel “Cultura – expressão cultural, o património e a diversidade”, onde proferiu uma comunicação sobre a diversidade cultural do Município de Mação, com destaque para o recém-inaugurado Arqueoparque Social, bem como para a recentemente lançada obra da Carta Cultural do Concelho.
Recorde-se que Mação integra a Rede das Cidades de Aprendizagem desde 2016, tendo sido o primeiro município de Portugal a obter este reconhecimento, pela sua “visão, planeamento e implementação do conceito de aprendizagem ao longo da vida”, conforme refere a certificação.

Nesta primeira edição do encontro participaram os municípios portugueses que integram a rede composta atualmente por 15 cidades/vilas, numa reflexão em torno de quatro dimensões: Cidades de Aprendizagem Verdes e Saudáveis – Desenvolvimento de um meio ambiente sustentável; Cidade de Aprendizagem Equitativas e Inclusivas; Cidades de Aprendizagem – Emprego e Empreendedorismo e Cultura – Expressão cultural, o património e a diversidade.
Na ocasião foram ainda dadas as boas-vindas à cidade de Braga, que integrou recentemente esta rede, e também foi celebrado o 70º aniversário do Instituto de Aprendizagem ao Longo da Vida.
Quanto ao II Encontro da Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO realizar-se-á em 2023 na vila de Mação, tendo o autarca Vasco Estrela aceite “com muito agrado” o convite formulado no final do encontro por Rita Brasil de Brito, secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO.
