A figura de Higino de Queiroz e Melo vai ser evocada no próximo dia 1 de maio, em Cernache do Bonjardim (Sertã), com a apresentação de uma obra que revisita o seu percurso político e institucional, num momento que se integra num conjunto mais amplo de celebrações ligadas à história local e a instituições às quais esteve profundamente associado.
O Auditório da Junta de Freguesia acolhe, a partir das 15h00, o lançamento do livro “Higino de Queiroz – Um Político às Direitas”, da autoria de Tomás Machado Lima, com apresentação a cargo do jornalista e historiador Rui Lopes.
A sessão arranca com um momento musical, seguindo-se, pelas 15h30, a cerimónia protocolar. A apresentação da obra está marcada para as 16h00 e será seguida, pelas 17h00, de um Porto de Honra e de uma visita às instalações do Centro Social São Nuno de Santa Maria.
O lançamento do livro assume particular relevância por se enquadrar em várias efemérides ligadas ao percurso de Higino de Queiroz, nomeadamente os 70 anos do Centro Social São Nuno de Santa Maria, instituição que presidiu entre 1955 e 1960, e os 90 anos da INATEL, que liderou entre 1935 e 1950.
A estas comemorações juntam-se ainda os 70 anos da elevação de Cernache do Bonjardim a vila, bem como a sua ligação à presidência da Comissão Reguladora do Comércio de Bacalhau, função que desempenhou durante mais de duas décadas.
Nascido a 21 de fevereiro de 1900 em Cernache do Bonjardim, Higino de Queiroz formou-se em Engenharia Eletrotécnica no Instituto Superior Técnico, tendo desenvolvido uma carreira marcada pelo exercício de diversos cargos públicos.
Entre outras funções, foi chefe de secção do Instituto Nacional do Trabalho, chefe de gabinete do ministro do Comércio Teotónio Pereira, presidente da Comissão Reguladora do Comércio de Bacalhau, diretor das Casas Económicas de Portugal e membro da Junta Nacional de Educação. Foi ainda fundador e presidente da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT).
Ao longo da vida, manteve uma ligação estreita à terra natal, tendo contribuído para a elevação de Cernache do Bonjardim a vila e para a criação do Centro de Assistência Social São Nuno de Santa Maria.
O seu percurso foi reconhecido com diversas condecorações, sendo também homenageado na toponímia local.
A iniciativa é promovida pelo Centro Social São Nuno de Santa Maria, pela INATEL e pela Câmara Municipal de Ílhavo, através do Museu Marítimo, contando ainda com a colaboração da Câmara Municipal da Sertã e da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.
A entrada é livre, limitada à capacidade do auditório.

