A cerimónia de lançamento do livro “Grupo de Cantares Populares ‘As Camponesas de Riachos’ | Um percurso inesperado”, editado pelo Município de Torres Novas, realiza-se no domingo, 5 de março, pelas 15 horas, no Museu Agrícola de Riachos.
A sessão contará com a presença das “Camponesas” e da artista e professora Célia Barroca, que irá apresentar uma pequena palestra subordinada ao tema da mulher camponesa.
“Numa altura em que se aproxima o Dia Internacional da Mulher, evocamos a vida das mulheres camponesas, lembramos a dureza do trabalho do campo e as dificuldades das suas vidas quotidianas”, refere o Município em comunicado.
O livro baseia-se num caderno de memórias do grupo “As Camponesas”, contendo apontamentos relativos às atuações e ao repertório do grupo. Júlia Proença anotou estas memórias, que abrangem um período de tempo entre 2000 e 2015.
A obra contém ainda um álbum com fotografias do grupo, em diversos momentos do seu percurso, grande parte delas provenientes também do arquivo pessoal de Júlia Proença.
A responsabilidade do enquadramento histórico e sociológico do grupo de cantares coube ao Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial (GEPE) do Município de Torres Novas.

