Fotografia: Museu Agrícola de Riachos

A cerimónia de lançamento do livro “Grupo de Cantares Populares ‘As Camponesas de Riachos’ | Um percurso inesperado”, editado pelo Município de Torres Novas, realiza-se no domingo, 5 de março, pelas 15 horas, no Museu Agrícola de Riachos.

A sessão contará com a presença das “Camponesas” e da artista e professora Célia Barroca, que irá apresentar uma pequena palestra subordinada ao tema da mulher camponesa.

“Numa altura em que se aproxima o Dia Internacional da Mulher, evocamos a vida das mulheres camponesas, lembramos a dureza do trabalho do campo e as dificuldades das suas vidas quotidianas”, refere o Município em comunicado.

O livro baseia-se num caderno de memórias do grupo “As Camponesas”, contendo apontamentos relativos às atuações e ao repertório do grupo. Júlia Proença anotou estas memórias, que abrangem um período de tempo entre 2000 e 2015.

A obra contém ainda um álbum com fotografias do grupo, em diversos momentos do seu percurso, grande parte delas provenientes também do arquivo pessoal de Júlia Proença.

A responsabilidade do enquadramento histórico e sociológico do grupo de cantares coube ao Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial (GEPE) do Município de Torres Novas.

Natural de Torres Novas, licenciada em jornalismo, apaixonada pelas palavras e pela escrita, encontrou na profissão que abraçou mais do que um ofício, uma forma de estar na vida, um estado de espírito e uma missão. Gosta de ouvir e de contar histórias e cumpre-se sempre que as linhas que escreve contribuem para dar voz a quem não a tem. Por natureza, gosta de fazer perguntas e de questionar certezas absolutas. Quanto ao projeto mais importante da sua vida, não tem dúvidas, são os dois filhos, a quem espera deixar como legado os valores da verdade, da justiça e da liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *