Lídia Jorge apresenta romance 'Misericórdia' na Biblioteca de Torres Novas. Foto: DR

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, vai acolher no sábado, dia 25 de março, às 16h00, a apresentação do romance «Misericórdia» (uma edição da D. Quixote) da autoria de Lídia Jorge, numa iniciativa que contará com a presença da autora e apresentação do poeta, professor e romancista António Carlos Cortez.

Lídia Jorge estreou-se na escrita com a publicação de «O Dia dos Prodígios» (1980), um dos livros mais emblemáticos da literatura portuguesa pós-revolução. Desde então tem publicado obras nas áreas do romance, conto, ensaio, teatro, crónica e poesia.

Os seus textos têm sido adaptados para teatro, televisão cinema e têm sido distinguidos com os principais prémios literários nacionais. De entre os seus livros destacam-se «A Costa dos Murmúrios», «O Vale da paixão», «O Vento Assobiando nas Gruas», «Os Memoráveis e Estuário».

Amplamente traduzida e publicada no estrangeiro, entre os prémios internacionais que recebeu contam-se o Prémio ALBATROS da Fundação Günter Grass e o Prémio Fil da Literatura em Línguas Românicas de Guadalajara. O livro «Misericórdia» (2022) é o seu mais recente romance.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *