No âmbito do ciclo “Aqui há História… na Biblioteca”, que visa divulgar a História de Torres Novas e promover o contacto com o seu património histórico e natural, terá lugar no domingo, dia 15 de janeiro, pelas 10h30, uma atividade para famílias e crianças dos 7 aos 18 anos, explorando a biodiversidade da bacia hidrográfica do rio Almonda.

A partir da leitura do livro “O Esgana-gata e outras 900 espécies do Almonda”, de Jorge Simões e Alexandra Sirgado (Ed. Município de Torres Novas), será promovida uma conversa sobre os habitats e espécies do rio, desafiando-se depois as famílias a formarem novas espécies, combinando metades dos diversas animais que irão enriquecer, ainda que de forma imaginária, a biodiversidade do Almonda.

O ciclo de atividades “Aqui Há História… na Biblioteca” está integrado no Projeto “Almonda = Al Mundo, Um Rio À Nossa Volta”, distinguido em 2022 com o prémio “Bibliotecas: Desenvolvimento e a Agenda 2030”, uma atribuição conjunta da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação e da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Patrícia Fonseca

Sou diretora do jornal mediotejo.net e da revista Ponto, e diretora editorial da Médio Tejo Edições / Origami Livros. Sou jornalista profissional desde 1995 e tenho a felicidade de ter corrido mundo a fazer o que mais gosto, testemunhando momentos cruciais da história mundial. Fui grande-repórter da revista Visão e algumas da reportagens que escrevi foram premiadas a nível nacional e internacional. Mas a maior recompensa desta profissão será sempre a promessa contida em cada texto: a possibilidade de questionar, inquietar, surpreender, emocionar e, quem sabe, fazer a diferença. Cresci no Tramagal, terra onde aprendi as primeiras letras e os valores da fraternidade e da liberdade. Mantenho-me apaixonada pelo processo de descoberta, investigação e escrita de uma boa história. Gosto de plantar árvores e flores, sou mãe a dobrar e escrevi quatro livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *