O Lar Santa Beatriz da Silva, em Fátima, assinalou 50 anos de atividade, numa celebração marcada pela evocação do percurso da instituição e pela reflexão sobre a continuidade da sua missão. “Partilhar memórias, semear esperança” foi o lema escolhido para a comemoração.
O programa reuniu residentes, familiares, colaboradores, religiosas e convidados e começou com uma Eucaristia presidida pelo Cardeal D. António Marto. Seguiu-se o descerramento de uma placa comemorativa, um almoço coletivo e uma tarde dedicada a atividades culturais.
A placa evocativa dos 50 anos reproduz a mensagem que serviu de mote às comemorações, associando a memória do caminho percorrido ao compromisso de manter a resposta da instituição no futuro.

Atualmente, o Lar Santa Beatriz da Silva funciona exclusivamente como Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e acolhe 78 residentes. A instituição centra a sua intervenção no acompanhamento diário e nos cuidados prestados à população idosa, procurando manter uma relação de proximidade com os residentes.
Durante a sessão comemorativa, a Irmã Célia Cabecinhas recordou as “memórias, vidas e sonhos” que fazem parte dos 50 anos de história do Lar. A responsável destacou a importância dos gestos do quotidiano e de um trabalho conjunto entre religiosas, colaboradores, profissionais de saúde, sacerdotes e outras pessoas ligadas à instituição.
A responsável evocou ainda a presença da Congregação em Fátima, que remonta a cerca de oito décadas. Antes da criação do atual Lar, a instituição desenvolveu respostas dirigidas a crianças órfãs, a crianças provenientes de famílias com dificuldades e a outras que necessitavam de acompanhamento durante o período de trabalho dos pais.




O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, felicitou a instituição pelo aniversário e agradeceu o trabalho desenvolvido ao longo das últimas cinco décadas. O autarca reconheceu também o contributo das pessoas que foram assegurando, ao longo dos anos, a missão do Lar.
Em representação do município de Ourém, Luís Miguel Albuquerque entregou à instituição uma placa comemorativa da efeméride.
