Lacerda Sales assegura que Governo está disposto a ir "até onde for possível" nas negociações com os médicos. Foto: Global Imagens

A Extensão de Saúde de Montalvo, em Constância, e a Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade (UCC) Almourol, em Vila Nova da Barquinha, vão ser inaugurados esta segunda-feira pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

A UCC Almourol tem funcionado no mesmo edifício do Centro de Saúde de Vila Nova da Barquinha, que comporta as duas valências – unidade de saúde e UCC e, perante a limitação do espaço do próprio edifício (…) a deslocalização para a Rua Benvinda da Conceição (perto da farmácia da vila), tem como objetivo “criar condições aos técnicos para o exercício da sua atividade em plena sintonia, quer em termos de ergonomia quer em termos de facilidade de tratamento de trabalho”.

O espaço definido, e que vai ser agora inaugurado, corresponde a um “edifício devoluto” onde outrora funcionou a respetiva junta e a conservatória do registo civil, na Rua Benvinda da Conceição e resulta de um protocolo que o município de Vila Nova da Barquinha celebrou com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Rua Benvinda da Conceição, em Vila Nova da Barquinha. Imagem: Google Maps

Sediada em Vila Nova da Barquinha mas a servir também as comunidades de Constância e do Entroncamento, a UCC Almourol tem como propósito prestar cuidados de saúde e apoio social e psicológico a nível comunitário e domiciliário, com especial incidência nas famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de risco ou dependência física e funcional, atuando ainda a nível da educação para saúde e integração de redes de apoio à família.

Lacerda Sales vai estar também em Constância, onde presidirá à inauguração da Extensão de saúde de Montalvo. O equipamento de saúde entrou ao serviço da população em abril deste ano, 12 anos depois de muita luta e reivindicação, mas o problema da falta de médicos tem sido uma constante na freguesia.

O novo equipamento de saúde em Montalvo resulta da adaptação do antigo edifício de Escola de 1º Ciclo Dr. José Godinho, uma escola desativada, para Extensão de Saúde, e deriva de uma parceria entre o município, que investiu cerca de 160 mil euros na reabilitação do espaço, dos quais 90 mil euros com apoios de fundos comunitários, e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), que assegurou o recheio do edifício, dotando-o de equipamentos, mobiliário e recursos humanos.

Extensão de Saúde de Montalvo. Foto: mediotejo.net

A antiga extensão de saúde funcionou até 2009 no edifício da Casa do Povo de Montalvo e ficou privada de médicos de família e de serviços de enfermagem devido à falta de profissionais de saúde, tendo os utentes de se deslocar desde então a Constância ou a Abrantes, a 8 e a 10 quilómetros de distância da sede do concelho, respetivamente, numa situação que nunca foi do agrado da população que chegou a organizar vigílias de protesto.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.