A Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere assinalou no domingo o Dia da Freguesia, tendo comemorado os 510 anos do Foral de Ferreira do Zêzere, atribuído por D. Manuel I a 12 de março de 1513.
Na cerimónia solene, realizada da sede da Junta, tomaram a palavra o Presidente da Junta, Armando Cotrim, o Presidente da Câmara, Bruno Gomes, e o Presidente da Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere que falaram do passado e da história do concelho, mas também sobre o futuro e os desafios de Ferreira do Zêzere para o futuro.
“Olhando para o que já fizemos, consideramos que temos estado perto das nossas gentes e atentos às suas necessidades. Temos mantido com o município uma estreita colaboração a vários níveis”, começou por referir Armando Cotrim.
A nível social, o responsável afirmou ter a “comissão em pleno funcionamento e estamos atentos a necessidades da nossa população”. Armando Cotrim destacou também o trabalho da Junta de Freguesia na promoção de várias iniciativas, “procurando desenvolver o comércio, dando uma nova vida à nossa vila, com eventos variados, que atraiam públicos diversos”.
“Temos apoiado as coletividades e instituições da freguesia, em tudo o que nos é possível, estando presentes nas suas iniciativas e chamando-os a mostrarem o trabalho realizado ao nível das artes ou do desporto”, acrescentou.
Relativamente ao Plano Diretor Municipal, o presidente da freguesia afirma esperar “bons resultados da discussão” e a “alteração do plano de urbanização da vila que nos possibilite o alargamento do cemitério municipal, urbanização a custos controlados e que as obras do bairro social seja uma realidade em breve”.
“Neste dia 12 de março de 1513, D. Manuel I atribuía foral à Vila de Ferreira do Zêzere. Passados 510 anos estamos reunidos formalmente para assinalar esta importante data para todos os ferreirenses. O executivo quis também prestar homenagem a duas instituições que muito têm contribuído para o desenvolvimento cultural e cívico de Ferreira do Zêzere”, referiu Armando Cotrim.
Por deliberação do Executivo e aprovação em Assembleia de Freguesia, foi atribuída a Medalha de Honra da Freguesia à Sociedade Filarmónica Ferreirense pelos 180 anos e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere pelos 75 anos.
“A Sociedade Filarmónica Ferreirense, fundada há 180 anos, já formou centenas de músicos, que ficaram marcados para sempre com o cunho da música e da arte, animou outras tantas festas e romarias no concelho em representação dele em todo o país”, sublinhou.
Também à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere foi dirigido um “sentimento de gratidão e reconhecimento. Há 75 anos não deveria ter sido fácil iniciar uma Associação de Bombeiros”, apontou o presidente da Junta.
Recordados alguns dos importantes passos para o desenvolvimento da freguesia, Armando Cotrim não esquece que ainda há “muito a fazer” em várias áreas. “Temos vontade de trabalhar e ideias para desenvolver de forma sustentável a nossa freguesia”, disse.
“Em breve teremos novas responsabilidades e mais trabalho com a transferência de competências da Câmara Municipal para as freguesias, mas encaramos o processo negocial que se aproxima com otimismo”, concluiu o presidente da Junta de Freguesia.
No final da cerimónia foi servido um Porto de Honra com o tradicional bolo de aniversário.