Por iniciativa da União das Freguesias de Chamusca e Pinheiro Grande, a vila no coração do Ribatejo prepara-se para reviver a tradição da “Segunda-feira de Sestas”. Será no dia 25 de Abril, no Monte do Senhor do Bonfim, e convite está feito;  “traga o farnel e venha reviver a tradição”. A partir das 14h00 é assegurado arraial Popular, com Custódio Vinagre.

Trata-se de uma festa móvel, celebrando-se sempre na segunda-feira seguinte ao Domingo de Pascoela, ou seja, na segunda segunda-feira após a Páscoa, correspondendo ao dia em que antigamente entrava em vigor o regime de Verão do horário laboral dos trabalhadores rurais.  

Nesse tempo, os patrões ofereciam a tarde do dia aos seus trabalhadores, que abandonavam as atividades nos campos e acorriam ao Monte do Bonfim, junto à Ermida do Senhor do Bonfim, onde almoçavam num clima de confraternização, no que era popularmente conhecido como ir buscar as sestas. De facto, a partir deste dia, a hora de almoço dos trabalhadores agrícolas dos campos chamusquenses era alargada, de modo a incluir as horas de maior calor no Verão.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.