A judoca tomarense Patrícia Sampaio conquistou este sábado a medalha de bronze na categoria de -78 kg do Grand Slam de Telavive, em Israel, ao derrotar por ‘ippon’ a italiana Giorgia Stangherlin. É a primeira medalha num Grand Slam para a judoca da Sociedade Filarmónica Gualdino Pais, uma das grandes promessas do judo nacional, que em novembro passado se sagrou Campeã da Europa de sub-23 na categoria de -78 kg.
Chegar ao pódio em Telavive não foi fácil para a judoca de Tomar. Logo no primeiro combate teve de enfrentar a francesa Madeleine Malonga, vice-campeã olímpica e mundial e segunda da hierarquia mundial, mas Patrícia Sampaio, 34.ª do ‘ranking’ mundial da categoria, venceu-a por ‘ippon’.
Contudo, no combate seguinte perdeu com a alemã Alina Boehm e foi relegada para a repescagem. Conseguiu um lugar no combate pelo terceiro lugar ao vencer a ucraniana Anastasiya Turchyn, por ‘ippon’.
Além de Patrícia Sampaio, Portugal esteve representado no Grand Slam de Telavive por Telma Monteiro, que foi eliminada nos oitavos de final, na categoria de -57 kg pela polaca Arlete Podolak.
*Com Lusa