O presidente da Câmara Municipal de Abrantes foi ao último treino de preparação incentivar os jovens atletas numa palestra que ultrapassou a mera tática de jogo. Foto: mediotejo.net

A festa do futebol está de regresso aos campos concelhios com a realização de mais uma edição do Torneio Internacional de Iniciados – Abrantes 2022 que começa já esta sexta-feira, 5 de agosto, e conta com a presença de clubes nacionais de referência como o Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Vitória Sport Clube e também com a equipa espanhola do Real Club Celta de Vigo, a par da Seleção Concelhia de Abrantes, com 21 atletas recrutados nos quatro clubes que têm este escalão de formação.

O presidente da Câmara Municipal esteve na quarta-feira, 3 de agosto, com a Seleção Concelhia de Abrantes onde agradeceu a todos os técnicos envolvidos neste evento desportivo e motivou os jogadores convocados, e que vão enfrentar as grandes equipas nacionais, pedindo para usufruírem do momento e destacado ainda a importância do “comportamento, cidadania e a forma como lidamos com os outros”, fatores tão ou mais importantes que o resultado do jogo.

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes foi ao último treino de preparação incentivar os jovens atletas numa palestra que ultrapassou a mera tática de jogo. Foto: CMA

“Este Torneio foi lançado há 17 anos e quando começámos ninguém queria cá vir jogar. Depois começámos a internacionalizar, com equipas espanholas e até já cá veio uma equipa da Suíça. Hoje são vocês os responsáveis por termos este Torneio em Abrantes porque se não tivéssemos os clubes concelhios de formação, não estaríamos aqui”, realçou Manuel Jorge Valamatos, ele próprio professor de Educação Física e ex-atleta.

“Vocês vão ter a oportunidade de jogar em campos de relva natural e sintética. Temos excelentes condições, saibam aproveitar estes momentos de jogo, de relacionamento competitivo e social. Não peço para ganharem, preocupem-se em ir com força, energia e garra. O que quero é que se portem bem e dignifiquem o nome do concelho”, disse o autarca.

A Seleção Concelhia de Abrantes conta com Miguel Marques como treinador principal e é composta por atletas do Tramagal Sport União, do Sport Abrantes e Benfica, do Núcleo Sportinguista de Abrantes e da Casa do Povo do Pego. Em declarações ao mediotejo.net o técnico destacou a evolução que este torneio pode trazer aos jovens de Abrantes, estando em competição direta com alguns dos melhores jogadores nacionais do escalão, tendo estabelecido como objetivo o marcar um golo. “Para estes jovens jogar contra Benfica e Porto vai ser uma memória para a vida toda e marcar um golo Já seria uma grande festa”, disse.   

Miguel Marques, em primeiro plano, é o treinador principal da seleção concelhia de Abrantes de Iniciados. Foto: mediotejo.net

O jogo inaugural do XIV Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes vai realizar-se no Campo de Jogos do Pego, com início agendado para as 18h30, e colocará frente a frente as equipas do Sport Lisboa e Benfica e a Seleção Concelhia de Abrantes.

Jogadores convocados (21) para a Seleção Concelhia de Abrantes 2022 provenientes de quatro clubes com este escalão de formação, sendo todos atletas nascidos em 2008 e/ou 2009.

Casa do Povo do Pego – Joaquim Falcão; Diogo Marcão; Salvador Martins; Bernardo Marcão, Alexandre Coxinho.

Núcleo Sportinguista de Alferrarede – Luís Pereira, Marco Alves, Ângelo Zaha, Salvador Louro, Tomás Esteves, Simão Costa.

Sport Abrantes e Benfica – Matheo Heitor, Gonçalo Antunes, Salvador Duarte, Afonso Souza, José Pedro Santos, Rodrigo Santos, Dinis Agostinho.

Tramagal Sport União – Leonardo Mota, Tiago Morgado, Miguel Rodrigues.

Equipa Técnica – Miguel Marques, Cláudio Pereira, Ana Diogo, João Elisbão, Adriano Nero, José Neves.

Seleção concelhia de Abrantes. Foto: CMA

Os jogos vão realizar-se no campo nº 1 (relvado natural) da Cidade Desportiva e nos campos de relvado sintético em Alferrarede, Pego e Tramagal. Em todos, a entrada é livre.

O FC Porto conquistou em 2018 o Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes, tendo vencido o Sporting por 2-1. O Benfica venceria no ano seguinte a final, frente ao Sporting (2-0). Foto arquivo: mediotejo.net

Calendário – O torneio será constituído por dois grupos de três equipas, sendo que cada equipa realizará três jogos. O jogo de abertura realiza-se no dia 5 de agosto, sexta-feira, às 18h30, entre o Sport Lisboa e Benfica e a Seleção Concelhia de Abrantes, no campo de jogos do Pego. Nesse mesmo dia, às 20h00, está agendado o jogo que irá opor o Sporting Clube de Portugal e o Vitória Sport Clube, no campo nº 1 da Cidade Desportiva de Abrantes.

No dia 6 de agosto, os jogos começam às 9h30. Arranca o segundo dia com a partida entre a Seleção Concelhia de Abrantes e o Futebol Clube do Porto, no campo nº 1 em Abrantes, seguindo-se, às 11h, o jogo entre o Real Club Celta de Vigo e o Vitória Sport Clube, a realizar no Campo Cuf em Alferrarede.

A tarde será preenchida com os jogos entre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica, no campo nº 1 em Abrantes, às 18h00, e a partida que irá opor o Sporting Clube de Portugal ao Celta de Vigo, e que se irá realizar no campo de jogos Comendador Eduardo Ferreira, em Tramagal, às 19h45.

A final do torneio está agendada para domingo, dia 7 de agosto, às 11h15, no campo nº 1 de Abrantes.

O Benfica conquistou o torneio em 2019, tendo vencido o Sporting na final (2-0). Foto arquivo: mediotejo.net

Os jogos terão a duração de 70 minutos, divididos em duas partes de 35 minutos, com intervalo de 10 minutos entre elas. Os árbitros presentes no torneio fazem parte dos quadros de árbitros de diversos campeonatos distritais e nacionais. O Torneio Internacional de Iniciados é organizado pelo Município de Abrantes e homologado pela Federação Portuguesa de Futebol.

Calendarização dos Jogos

05 de agosto

HorárioJogoEquipasCampoGrupo
18h30ASport Lisboa e Benfica x Seleção Concelhia AbrantesN.º 4 PegoI
20h00BSporting Clube de Portugal x Vitória Sport ClubeN.º 1   AbrantesII
20h00              JANTAR 

06 de agosto

HorárioJogoEquipasCampoGrupo
09h30CSeleção Concelhia Abrantes x  Futebol Clube do PortoN.º 1 AbrantesI
11h00DReal Clube Celta de Vigo x Vitória Sport ClubeN.º 5 Alferrarede II
12h30   ALMOÇO  
18h00EFutebol Clube do Porto x Sport Lisboa e Benfica Nº 1 AbrantesI
19h45FSporting Clube de Portugal x  Real Clube Celta de VigoNº 3 TramagalII
20h00   JANTAR 

07 de agosto

HorárioJogoEquipasCampo
09h30G3º Classificado Grupo I x   3º Classificado Grupo IINº 2 AbrantesApur 5º/6º
09h30H2º Classificado Grupo I x 2º Classificado Grupo IINº 1 AbrantesApur 3º/4º
11h15I1º Classificado Grupo I x   1º Classificado Grupo IINº 1 AbrantesApur 1º/2º
12h45Entrega de Prémios e Encerramento do Torneio

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.