O escritor José Luís Peixoto, natural de Galveias, concelho de Ponte de Sor, irá apresentar uma obra literária que versa sobre os concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal, unidos pelos seus ícones da literatura e cultura portuguesa, António Botto, Camões e Gil Vicente. Foto: Patrícia Santos Pinto

Na iniciativa também estarão presentes representantes dos três municípios envolvidos neste projeto, que conta com o escritor José Luís Peixoto como “principal impulsionador de uma obra de ficção literária que pretende afirmar a construção de um roteiro original nos territórios dos municípios envolvidos, criando produtos turístico-culturais em que a literatura é a alavanca para a descoberta de novas paisagens”, refere-se em nota enviada à imprensa.

Quanto ao projeto Caminhos Literários – segmento do projeto global Caminhos dinamizado nos 13 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo – explora os territórios ligados a António Botto, Camões e Gil Vicente, desta feita e respetivamente, os concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal.

A intenção é “disponibilizar o usufruto da arte em locais públicos e de acesso livre e está a trazer a estes territórios vários espetáculos de música, artes visuais, cinema documental, residências artísticas, teatro, percursos temáticos, entre outros, dinamizando, assim, a economia da região, através do turismo atraído por este evento”.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.