Convento de Cristo vai ter em 2025 obras de reabilitação orçadas em 5,2 ME. Foto: DR

As Jornadas Europeias do Património (JEP) vão decorrer entre hoje e domingo com 450 iniciativas, na maioria gratuitas, em museus, monumentos, palácios e universidades de todo o país, sob o tema “Rotas, Redes e Conexões”. Entre as centenas de atividades já inscritas na plataforma ‘online’, com atualização permanente, muitas estão previstas para o Médio Tejo.

Iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, as JEP são apontadas como o evento cultural ligado ao património mais amplamente celebrado e partilhado, com cerca de 70 mil eventos organizados todos os anos, em mais de 50 países.

Em Portugal, as JEP são coordenadas pelo instituto Património Cultural e decorrem em espaços patrimoniais de todo o país, públicos e privados, abertos nestes três dias com visitas, espetáculos, exposições, oficinas e conferências, num total de 450 atividades programadas, segundo a organização.

Além das iniciativas promovidas pelos equipamentos afetos ao Património Cultural, também universidades, centros de investigação, câmaras municipais, associações, museus, entre outras entidades, convidam o público a conhecer o património em diversas áreas.

O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância do envolvimento de toda a sociedade na proteção e valorização do património cultural europeu.

Na plataforma ‘online’ www.patrimoniocultural.gov.pt foram inscritas centenas de propostas de iniciativas a realizar por todo o país sob um tema que “incentiva a refletir sobre aquilo que une a sociedade e que tem permitido, ao longo dos séculos, a partilha de práticas culturais e artísticas”, segundo a organização.

Entre as centenas de atividades já inscritas na plataforma ‘online’, AQUI, com atualização permanente, muitas estão previstas para os 11 municípios do Médio Tejo, como em Tomar, por exemplo, onde, no Convento de Cristo, será apresentado o espetáculo “Gaudium Mysterium – A Lua da Paz”, também com entrada gratuita.

Atividades previstas para o Médio Tejo

Constância

O Percurso Pedestre Interpretativo Rota dos Rios e das Pontes, com degustação de produtos regionais vai assinalar em Constância as Jornadas Europeias do Património 2024, com o tema “Rotas, Redes e Conexões”. A iniciativa está agendada para o dia 22 de setembro, às 9h00.

O percurso terá uma distância de 7 km, com grau de dificuldade fácil e uma duração prevista de 3 horas. O ponto de encontro será no Jardim do Museu dos Rios e das Artes.

Organizado pelo Município através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Parque Ambiental de Santa Margarida, o Percurso Pedestre Interpretativo Rota dos Rios e das Pontes é gratuito mas a inscrição é obrigatória.

Os interessados deverão efetuar a sua inscrição até 20 de setembro, através do endereço de email parqueambiental@cm-constancia.pt ou através do telefone 249 736 929.

Ourém

Ourém vai receber, entre os dias 20 e 22 de setembro, as Jornadas Europeias do Património 2024 subordinadas ao tema “Rotas, Redes e Conexões”, promovendo uma reflexão sobre um património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade, e que tem permitido, ao longo dos séculos, a partilha de práticas culturais e artísticas.

O Município de Ourém assinala esta efeméride com uma série de atividades distribuídas entre o Museu Municipal de Ourém e a Vila Medieval, com inscrições gratuitas mas obrigatórias através do e-mail museu@cm.ourem.pt

De 20 a 22 de setembro o Museu Municipal contará com entradas gratuitas. Na sexta-feira, dia 20 de setembro, decorre a caça ao tesouro no Castelo de Ourém, seguindo-se uma visita aos “bastidores do museu” no sábado, dia 21 de setembro.

Ainda no sábado, tem lugar a visita orientada à exposição de Serralves. As Jornadas encerram no domingo, dia 22, com a atividade “Biodiversidade oureense: há vida no castelo!”, pelas 09h00.

Tomar

No concelho de Tomar os trabalhos, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, irão decorrer nos dias 20 e 21 de setembro, sexta-feira e sábado. O programa inicia-se na sexta-feira com o lançamento dos audioguias dos espaços museológicos.

Entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 22h00 decorre a iniciativa “Museus by Night”, em simultâneo com os “Museus Passo a Passo”, entre as 18h30 e as 20h00. O ponto de encontro será junto ao Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, com sunset aberto a todos na Piscina Municipal Vasco Jacob.

No sábado, dia 21, terão lugar os audiowalks: “Diálogo em Dó Maior, Iria e 12 Passos Templários. A iniciativa “Museus by Night” regressa no sábado, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 22h00.

Entre as 15h30 e as 17h00, o Centro Interpretativo Tomar Templário acolhe a atividade “Mãos nas Arte”, um ciclo de oficinas experimentais para a infância. Na Casa dos Cubos, pelas 16h00, terá lugar a inauguração da exposição “Transversalidades, Fotografias sem Fronteiras”.

Vila Nova da Barquinha

O concelho de Vila Nova da Barquinha propõe a realização de um peddy-paper autónomo “Entre Rotas e Conexões: à descoberta da Barquinha”, como atividade a assinalar as Jornadas Europeias do Património 2024, que têm lugar entre os dias 20 e 22 de setembro.

O peddy-paper tem uma duração de 60 minutos, com uma distância de 2 km. A participação é gratuita e para a sua realização basta levantar a carta de prova no Posto de Turismo (turismo@cm-vnbarquinha.pt | 249 720 353).

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. A organização em Portugal é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural.

Em 2024 o tema é «Rotas, Redes e Conexões», uma oportunidade de reflexão sobre um património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade, e que tem permitido, ao longo dos séculos, a partilha de práticas culturais e artísticas.

Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Agência de Notícias de Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *