A pianista Joana Gama atua dia 31 no Sardoal. Créditos: DR

A pianista Joana Gama apresenta este domingo, dia 31 de julho, às 16:00, em Sardoal, no Centro Cultural Gil Vicente, o concerto “Como uma paisagem imensa, a palma das mãos”, baseado na obra “Onde”, de José Luís Peixoto.

Em comunicado, a Câmara Municipal do Sardoal afirma que Joana Gama propõe, neste concerto concebido especificamente para esta atuação, uma “outra abordagem” aos textos que José Luís Peixoto escreveu no âmbito de uma visita, entre 2020 e 2021, a diversas freguesias e lugares de Abrantes, Constância e Sardoal, “para ficcionar sobre esses territórios”.

Os textos, disponíveis nos locais aos quais se referem, em grande formato, ou no livro editado este ano pela Quetzal, recebem, em palco, “voz, som e movimento”, num espetáculo que “foca as dicotomias local/universal, passado/presente, duradouro/efémero” abordadas pelo autor, refere a nota.

O espetáculo, de entrada gratuita, insere-se no projeto “Caminhos Literários”, que resulta de uma candidatura conjunta apresentada pelos municípios de Abrantes, Constância e Sardoal ao Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020, centrado nos territórios ligados a António Botto, Luís de Camões e Gil Vicente.

O projeto visa proporcionar “o usufruto da arte em locais públicos e de acesso livre, trazendo a estes territórios vários espetáculos de música, artes visuais e cinema documental, entre outros”, afirma a nota.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.