Tapete de flores de Sardoal na Jornada Mundial da Juventude. Créditos: MB

Cerca de 50 sardoalenses elaboraram um tapete de flores com 75 metros quadrados na Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, onde, esta quinta-feira 3 de agosto, decorre a Cerimónia de Acolhimento do Papa Francisco. O gigante tapete de flores naturais foi elaborado à semelhança do que é feito nas Capelas e Igrejas em Sardoal durante a Semana Santa, sendo este o maior alguma vez criado pelas gentes de Sardoal.

“A tradição é muito antiga, diz-se que foi durante uma visita da Rainha D. Leonor e que a brindaram desta forma, nas últimas décadas a tradição tem vindo a reavivar-se com estes tapetes que passa de geração em geração”, disse Miguel Borges, presidente da Câmara do Sardoal, citado pela Agência Ecclesia. 

O autarca adiantou que se organizaram em quatro áreas de trabalho e que o tapete de flores conta com “uma linha de design e motivos mais tradicionais”, com desenhos estilizados e figuras geométricas que levam uma cruz ao centro”, a exemplo do que fazem no Sardoal. 

Tapete flores naturais de Sardoal. Foto: Agência Ecclseia

A elaboração dos tapetes iniciou esta quarta-feira à noite e neste dia esperam “ir borrifando as flores para que não percam a cor” e se mantenham até ao início da cerimónia. 

“É um momento único na nossa vida, os que estamos aqui nunca vivemos nada parecido, esta jornada de dimensão mundial, é uma oportunidade única de estar com gente de tantos países”, referiu Miguel Borges.

O tapete de Sardoal não é o único, havendo também tapetes de flores elaborados Vila do Conde e ainda por Viseu (feito com cascas de pinheiro) e Viana do Castelo (elaborado em sal). Contudo, o de Sardoal encontra-se “em destaque”, disse ao nosso jornal o presidente da Câmara, Miguel Borges, ou seja, encontra-se junto ao início das escadas do palco-altar instalado no Parque Eduardo VII para a JMJ, um palco da autoria do arquiteto João Matos, com 40 metros de largura e 24 metros de altura, ocupando uma área total de 430 m².

Foi para a Colina do Encontro que os jovens do mundo inteiro se deslocaram para participar na Missa de Abertura da JMJ Lisboa 2023, com o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e deslocam-se hoje para o momento de acolhimento com o Papa Francisco. Amanhã será a Via-Sacra, naquele lugar. Nos Eventos Centrais estarão em palco cerca de uma centena de sacerdotes e os elementos do coro e da orquestra, que atuarão na cerimónia presidida pelo Papa Francisco.

Tapete de flores naturais foi elaborado ao logo da noite pela população de Sardoal. Foto: MB

Em comunicado, a Câmara Municipal do Sardoal já havia informado que a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 convidou a Paróquia de Sardoal “para elaborar um tapete de flores à semelhança do que é feito nas Capelas e Igrejas da Vila durante a Semana Santa”.

Segundo o município, a elaboração do tapete de flores envolveu perto de “40 sardoalenses que, habitualmente, fazem os tapetes na Semana Santa e outros voluntários” que participarão num “momento de grande reconhecimento” desta tradição do concelho.

A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 realiza-se até 6 de agosto. Este encontro de jovens de todo o mundo com o Papa foi instituída por João Paulo II, em 1985, e, desde então, tem sido um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Entre na conversa

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *