O Instituto Politécnico de Tomar assinalou no dia 9 de maio o Dia da Europa com uma atividade de integração cultural destinada aos estudantes Erasmus e de outras mobilidades. A iniciativa teve como objetivos reforçar a integração dos estudantes internacionais e dar a conhecer aquela que é uma das tradições mais importantes da cidade de Tomar.
Através do Gabinete de Relações Internacionais, o IPT, em parceria com o Grupo de Diversidade e Inclusão e a Erasmus Student Network Tomar, criaram uma iniciativa onde explicaram a estudantes de diversos países a Festa dos Tabuleiros, e um workshop onde estes puderam contribuir com a criação de elementos decorativos para embelezar as ruas.
“A tradição secular e o projeto Festab foram apresentados aos estudantes de Itália, Turquia, Moldávia, Kosovo, Ucrânia, Brasil, Rússia, Azerbaijão, Polónia e Espanha através de uma palestra orientada pelo investigador do centro de investigação TECHN&ART, André Camponês, na Casa Vieira Guimarães”, lê-se em comunicado de imprensa.
No âmbito do workshop “Compartilhando culturas – A arte de fazer flores para a festa dos tabuleiros”, realizado no espaço da Comissão de Festas, foi ainda possível contribuir para a criação de elementos decorativos para embelezar as ruas de Tomar durante as festividades, com a ajuda da comunidade local.