IPMA alerta para descida das temperatura, formação de geada e queda de neve das terras altas. Foto: DR

A temperatura vai baixar a partir de domingo em Portugal continental, podendo atingir a meio da semana os -5 graus Celsius, com a passagem de superfícies frontais frias. Estas condições meteorológicas vão dar origem a precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, queda de neve nas terras altas, e ainda formação de gelo ou geada, em especial no interior. 

Num comunicado publicado na sua página da internet, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que esta descida de temperatura se deve à passagem de “superfícies frontais frias que atravessam o território de norte para sul, às quais estão associadas massas de ar polar, provenientes de noroeste”.

Segundo o IPMA, esta “descida gradual” de temperatura irá fazer-se sentir inicialmente nas regiões Norte e Centro, estendo-se a todo o território na quarta-feira.

“Nos dias 18 e 19 [quarta e quinta-feira], os valores da temperatura mínima na generalidade do território deverão ser inferiores a 5° C, exceto no litoral (entre 5º C e 8° C), sendo inferiores no interior Norte e Centro, da ordem de -5 C a 0° C”, lê-se na mesma nota.

Já os valores da temperatura máxima “não deverão ultrapassar 11º C/14º C, sendo inferiores no interior Norte e Centro” (5º C a 9º C).

Ainda de acordo com a nota do IPMA, estas condições meteorológicas vão dar origem, já no domingo, a precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, com maior incidência no Minho e Douro Litoral, e à queda de neve nas terras altas.

“Haverá ainda formação de gelo ou geada, em especial no interior. Adicionalmente, prevê-se uma intensificação do vento no litoral e nas terras altas, onde soprará moderado a forte, com rajadas. As baixas temperaturas associadas ao vento forte aumentarão o desconforto térmico”, alerta o instituto.

Está também previsto um aumento da agitação marítima na costa ocidental, a partir de segunda-feira.

Guarda e Castelo Branco sob aviso amarelo devido à queda de neve

Os distritos da Guarda e Castelo Branco estarão sob aviso amarelo na madrugada de domingo e na segunda-feira devido à previsão de queda de neve, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em ambos os distritos, o aviso amarelo vigora entre as 03:00 e as 06:00 de domingo e entre as 03:00 e as 12:00 de segunda-feira, alertando o IPMA para eventuais perturbações causadas pela queda de neve com acumulação e pela possível formação de gelo, como vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados.

Na madrugada de domingo, as previsões apontam para “queda de neve acima de 1.000 metros, com acumulação acima de 1.600 metros, que poderá ser de 2 centímetros na zona da Torre”.

Já na segunda-feira, entre as 03:00 e as 12:00, a queda de neve poderá ocorrer “acima de 1.200 metros, com acumulação acima de 1.600 metros, que poderá ser de 5 centímetros na zona da Torre”.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Agência Lusa

Agência de Notícias de Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *