Foto: DR

Até ao próximo dia 26 de junho, a Comissão Europeia disponibiliza as primeiras 15 mil vagas para que os jovens possam viajar pela Europa, por localidades e cidades à sua escolha. A DiscoverEU já abriu vagas que permitirão aos jovens com 18 anos viajar pela Europa. Os únicos critérios são que os jovens tenham 18 anos e sejam cidadãos de um país europeu.

O prazo para as candidaturas em linha decorre desde o dia 12 de junho, às 12:00h (hora de verão da Europa Central), até ao dia 26 de junho de 2018, às 12:00h (hora de verão da Europa Central).

Os jovens terão apenas de responder a 5 perguntas relacionadas com o Ano Europeu do Património Cultural 2018 e as iniciativas da UE destinadas aos jovens. Uma vez selecionados, os participantes terão de começar a sua viagem entre 9 de julho e 30 de setembro de 2018.

A viagem deverá começar num dos países europeus e tem de durar entre 1 e 30 dias, devendo contemplar a visita a pelo menos 1 e no máximo a 4 países.

Para cobrir todo o continente, com este passe de viagem também podem ser usados outros meios de transporte alternativos, como o autocarro ou o ferry. Em casos excecionais, se não houver outros meios de transporte disponíveis, também poderá ser utilizado o avião. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas também podem participar.

Informação detalhada e inscrições em https://europa.eu/youth/discovereu_pt

Em novembro a Comissão disponibilizará mais 15.000 vagas para novas candidaturas.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.