Campus do IPT em Tomar. Foto: mediotejo.net

No ano letivo 2022/2023, aumentou de 500 para 537 o número de vagas para acesso ao ensino superior nos 17 cursos a lecionar no Instituto Politécnico de Tomar (IPT).

O Concurso Nacional de Acesso arranca esta segunda feira, dia 25 de julho, com num acréscimo de 7% face à 1ª fase do ano passado nas três escolas que constituem o IPT: Tecnologia e Gestão, em Tomar, e Tecnologia de Abrantes.

O Ministério da Ciência e do Ensino Superior divulgou esta semana o número de vagas de acesso ao ensino superior para o ano letivo 2022-2023 e, ao contrário do que aconteceu o ano passado em que se registou um ligeiro decréscimo do número de vagas em relação ao ano letivo anterior (menos 10), este ano verifica-se um aumento do número de vagas nas três escolas superiores.

Tal como acontece todos os anos, há um ajustamento do número de vagas que tem a ver com a procura dos cursos. Alguns vão poder receber mais alunos, enquanto outros vêem diminuir o número de vagas.

Novidade este ano é a nova licenciatura em Computação e Logística na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, a abrir com 20 vagas. Ainda em Abrantes, o curso de Informática e Tecnologias Multimédia vê o número de vagas reduzir de 30 para 25.

Em Tomar, na Escola Superior de Gestão destaque para o aumento de lugares no curso de Gestão de Empresas que passa de 40 para 52.

As maiores variações registam-se na Escola Superior de Tecnologia de Tomar, onde reaparece o curso de Engenharia Civil, desta vez em parceria com a Escola Superior de Atividades Imobiliárias (ESAI), com 20 vagas. Em contrapartida, há três cursos com menos vagas: Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (de 40 para 35), Engenharia Informática (de 60 para 56) e Design e Tecnologia das Artes Gráficas (de 50 para 49). Os restantes cursos mantêm os números do ano passado.

Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA). Foto: DR

Dois novos cursos

Segundo o IPT, a nova licenciatura em Computação e Logística “distingue-se por adicionar às tradicionais componentes da área das Ciências Empresariais valências que, na atualidade, se consideram de extrema importância para um melhor desempenho das empresas e posicionamento no mercado”.

Destaca-se “a análise e processamento de dados, com vista à criação de modelos eficientes e à criação de conhecimento empresarial, bem como as novas tecnologias capazes de suportar/apoiar as atividades empresariais”.

Para o IPT, “sendo a logística uma parte vital da gestão da cadeia de abastecimentos utilizada para planear, implementar e controlar o fluxo e armazenamento de bens e serviços para atender aos requisitos do cliente, ela apresenta-se como um meio para a melhoria da eficiência organizacional”.

Quanto à licenciatura em Engenharia Civil é apresentada como “uma formação abrangente nos domínios das Estruturas, Construção, Geotecnia e Fundações, Hidráulica e Planeamento, com uma forte componente de especialização especificamente dirigida para a Direção de Obra, pretendendo-se com este curso colmatar a necessidade que o País tem de profissionais qualificados neste sector de atividade”.

Apoiada por várias entidades e parceiros do sector da construção e das atividades imobiliárias, esta formação distingue-se “pelas metodologias de ensino que facilitam a integração dos estudantes em atividades científicas de natureza profissional, recorrendo a Projetos Integradores vocacionados para a preparação de obra, o Projeto de execução e a direção técnica de obra, realizados em contexto real em parceria com as Empresas da AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção”, realça o IPT.

A nível nacional, o aumento global do número de vagas é de 2,6%, de acordo com os dados da tutela, que aponta para mais 1.398 lugares do que em 2021.

As candidaturas à 1ª fase do concurso nacional de acesso decorrem até 8 de agosto. A lista completa de vagas por curso/instituição pode ser consultada no site da DGES.

Escola Superior de Gestão de Tomar

CursoVagas 2021Vagas 2022
Contabilidade2020
Gestão de Empresas4052
Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional3030
Turismo e Gestão do Património Cultural3535
TOTAL125137

Escola Superior de Tecnologia de Tomar

CursoVagas 2021Vagas 2022
Engenharia Civil020
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores4035
Engenharia Informática6056
Conservação e Restauro3333
Design e Tecnologia das Artes Gráficas5049
Fotografia3333
Tecnologia Química2525
Gestão da Edificação e Obras2525
TOTAL266276

Escola Superior de Tecnologia de Abrantes

CursoVagas 2021Vagas 2022
Comunicação Social3232
Engenharia Mecânica2525
Informática e Tecnologias Multimédia3025
Cinema Documental2222
Computação e Logística020
TOTAL109124

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.