Estação ferroviária do Entroncamento. Fotografia: Arlindo Homem

As obras para reabilitar e ampliar a Linha do Norte, entre o Vale de Santarém e o Entroncamento, iniciaram-se hoje e deverão prolongar-se até 2025, num investimento de 20 milhões de euros, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP refere que esta empreitada, inserida no programa Ferrovia 2020, prevê uma alteração e reajustamento de um troço de cerca de 43 quilómetros, abrangendo os municípios de Santarém, Golegã, Torres Novas e Entroncamento, todos no distrito de Santarém.

O objetivo final desta intervenção, explica a IP, é “eliminar os constrangimentos existentes na infraestrutura” e permitir o atravessamento e cruzamento de comboios com 750 metros no complexo logístico do Entroncamento, melhorando “toda a circulação no troço” e criando “linhas de resguardo/ultrapassagem”.

Estes trabalhos representam um investimento de cerca de 20 milhões de euros e um prazo de execução de 540 dias (18 meses), prevendo-se um financiamento comunitário de 85% ao abrigo do programa operacional COMPETE 2020.

A intervenção prevê ainda a eletrificação da Linha Mãe de Ramais, entre as estações do Entroncamento e a de Riachos (Torres Novas), a supressão de uma passagem de nível, a construção de um acesso superior pedonal, um desnivelamento superior rodoviário e a construção de uma passagem inferior agrícola, estando prevista também a implementação de um sistema de sinalização eletrónica.

Agência de Notícias de Portugal

Entre na conversa

1 Comment

  1. a ligaçao do entroncamento para tomar e para leiria são de grande importancia, para permitir outras ligaçoes e uma maior velocidade., seendo depois preparada com novos comboios da siemens ou da alstom ou da stadler, e permitindo a criaçao dum polo industrial, de grande interesse ferroviario nacional, visto que já há empresas como o salvador caetano e outras para criaçao dum cluster ferroviario.

Deixe um comentário

Leave a Reply