Abrantes, 9 de outubro de 2016, 16 horas
InCUP 2016 – Apuramento do 3º e 4º classificados
Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto 2 – Bemposta Futebol Clube 1
Crónica de Jorge Beirão
Tarde de domingo de sol, com temperatura agradável e pouco vento, situação de certo modo inédita no Estádio Municipal em Abrantes.
Conclusão do torneio, denominado InCup, o torneio de pré-época organizado pelo Município de Abrantes e destinado às equipas do concelho que irão militar no Campeonato Distrital de Futebol da Inatel de Santarém, que consideramos um grande apoio para a preparação das equipas para o referido Campeonato. Não só no aspecto técnico e tático, mas também no poder cativar os jovens para a pratica desportiva, uma vez que o Campeonato começa com algum atraso quando comparado com outras competições, o que faz dispersar os atletas para outras “ofertas”, por vezes não desportivas e culturais, e assim, sempre há uma motivação para se integrarem em clubes, associações ou instituições bastante importantes no apoio desportivo, social e cultural das várias localidades das freguesias e da região.

Quanto ao jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares, assistimos a um jogo de futebol com certo interesse, até porque os conjuntos são constituídos por atletas que em termos de formação demonstraram em tempo certo, as suas capacidades com bom nível, conseguindo algum desiderato a nível distrital e com passagens a nível nacional. Depois orientados por “jovens” técnicos que também deixaram a sua chancela em termos desportivos com algum relevo.
Pelas performances recentes poderíamos dizer que a equipa de Bemposta venceria o encontro, mas o que mais uma vez reforçará que o futebol é uma caixinha de surpresas é que nem sempre ganha o favorito. Mas nós diremos, que nunca se deve menosprezar as capacidades adormecidas de alguns atletas ou equipas, quando as qualidades existem mas podem estar adormecidas.
Primeiro tempo, vitória por uma bola a zero por parte de São Miguel, resultado certo, porque o seu adversário não foi competente na finalização. Segundo período, dois um final, a favor da mesma equipa. Jogo mais equilibrado, por oportunidades divididas, mas a equipa de São Miguel beneficia de um penalti, que David Cabaço marca de forma irrepreensível. No cômputo geral diremos que São Miguel do Rio Torto foi um correto vencedor por ter cometido menos erros e ter sido mais consistente em termos defensivos. A equipa de Bemposta foi mais nervosa e receosa nos momentos de finalização. Marcaram na partida, para a Casa do Povo de São Miguel, Rafael Coelho aos vinte nove minutos da primeira parte e David Cabaço aos sete minutos da segunda (47 de jogo). Para a Bemposta FC marcou Eduardo Urbano o golo de honra, eram decorridos 65 minutos de jogo.

Sem grandes apreciações diremos que a equipa de arbitragem, realizou trabalho bastante aceitável, pese embora algum desacordo dos adeptos das equipas, obviamente quando os lances sancionados eram contra. Não deixaremos de referenciar a desnecessária sinfonia de apito, que até nos lançamentos laterais (alguns) se fez ouvir.
Ficha do jogo
Estádio Municipal de Abrantes
Árbitro: João António
Árbitros Assistentes: Paulo Moreira e Manuel Simão
4º Árbitro: Henrique Santos

CP São Miguel
Arsénio (João Gomes) (Miguel), Manuel Gaio (Gonçalo Alves), David Cabaço, José Gaio, Belarmino Catroga (Rúben Garcia), Rafael Coelho, João Salgueiro, André Neves (Bruno Aparício), Gonçalo Oliveira, Paulo Pereira (João Alex) e Diogo Martins (David Fontinha)
Suplentes: João Gomes, Ricardo Apura, Bruno Aparício, João Alex, Marcelo, Gonçalo Alves, Júlio Cruz, Tiago Ferreira, David Fontinha, Miguel Cabaço, Rúben Garcia e Miguel
Treinador: Manuel Cabaço

Bemposta FC
Pedro Cunha, Tiago Nobre, Paulito, Pedro Pequeno (Rodrigo Pequeno), Vitor Marques, Carlos Gaspar, Eduardo Urbano, Carlos Fernandes, David Silva, Délcio Rodrigues (Élio) e André Silva (Tiago Dias)
Suplentes: Filipe Dias, Cláudio Albino, Fernando Pires, Tiago Dias, Élio, Rodrigo Pequeno, João Farinha, David Fernandes e Tiago Paulo
Treinador: Nelson Marques

Cartão amarelo: Manuel Gaio, David Cabaço, João Salgueiro, Gonçalo Oliveira e Bruno Aparício ; Vitor Marques e Tiago Dias
Marcadores: Rafael Coelho (29′) e David Cabaço (47′) ; Eduardo Urbano (65′)