InCup arranca domingo com 13 equipas nos campos de Abrantes. Foto: CMA

A InCup – Taça Concelhia de Pré-Época Inatel arranca no domingo, 6 de setembro, com 13 equipas do concelho de Abrantes, numa edição marcada pelo regresso de Amoreira, Alferrarede Velha e Vale das Mós à competição.

Organizado pelo Município de Abrantes, o torneio de futebol de 11 serve de preparação para a época 2026/27 da Liga Inatel e reúne este ano um número de equipas que coincide com as 13 freguesias do concelho.

As 13 formações estão divididas em dois grupos. No Grupo A competem Água Travessa FC, CCD Amoreira, CCR Vale das Mós, ACDR “Os Lobos” de Carvalhal, CP São Facundo e AMF Alvega.

O Grupo B integra Bemposta FC, GDR “Os Esparteiros”, CPCD Sentieiras, CP São Miguel do Rio Torto, CP Mouriscas, CCCD Alferrarede Velha e CDR Concavada.

A primeira jornada está marcada para domingo, às 16:00, colocando frente a frente Água Travessa e Amoreira, Vale das Mós e “Os Lobos” do Carvalhal e São Facundo e Alvega, no Grupo A.

No Grupo B, a ronda inaugural contempla os encontros Bemposta–“Os Esparteiros”, Sentieiras–São Miguel do Rio Torto e Mouriscas–Alferrarede Velha, enquanto a Concavada cumpre a primeira folga da competição.

A edição deste ano representa um crescimento face a 2025, quando participaram 11 equipas, e assinala o regresso de Vale das Mós, Amoreira e Alferrarede Velha. No caso das duas últimas formações, o regresso acontece depois de vários anos de ausência.

Em sentido contrário, o Casais de Revelhos, que participou na última edição, deixa de disputar a Liga Inatel em 2026/27. Com as alterações, Abrantes passa a contar com 13 clubes nesta competição, mantendo uma forte representação do futebol associativo das freguesias.

Esparteiros defendem troféu

O GDR “Os Esparteiros”, das Mouriscas, entra na prova como detentor do troféu, depois de ter conquistado a InCup em 2025 com uma vitória por 2-1 frente à Bemposta, na final realizada no Estádio Municipal de Abrantes.

A fase de grupos decorre durante setembro e termina no fim de semana de 3 e 4 de outubro. Seguem-se, a 10 de outubro, os encontros destinados a definir as classificações entre o 5.º e o 12.º lugares.

O torneio termina em 11 de outubro, no Estádio Municipal de Abrantes. O encontro de atribuição dos 3.º e 4.º lugares está previsto para as 15:00 e a final para as 18:00, entre os vencedores dos dois grupos.

Além da Taça InCup destinada ao vencedor da competição, está prevista a atribuição do Troféu Disciplina à equipa com melhor pontuação neste capítulo.

1.ª jornada | 6 de setembro | 16:00

Grupo A: Água Travessa FC – CCD Amoreira; CCR Vale das Mós – ACDR “Os Lobos” de Carvalhal; CP São Facundo – AMF Alvega.

Grupo B: Bemposta FC – GDR “Os Esparteiros”; CPCD Sentieiras – CP São Miguel do Rio Torto; CP Mouriscas – CCCD Alferrarede Velha. Folga: CDR Concavada.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply