18 de outubro de 2015, 15 horas, Abrantes
InCUP 2015, jogo de apuramento do 5º e 6º classificados
São Facundo 1 – Bemposta 3
Excelente partida de futebol, muito agradável de seguir. Embora ainda estejamos em pré-época, vimos duas equipas a mostrarem já bom entrosamento entre setores e a saberem tratar bem a bola que na maioria do tempo andou sobre o relvado e a rolar de pé para pé.
Nos primeiros vinte minutos de jogo assistiu-se a duas toadas diferentes. São Facundo entrou a todo o gás, a praticar um futebol a grande velocidade, o que lhe veio a sair caro mais tarde, enquanto do outro lado a Bemposta, num ritmo mais baixo a construir com mais tempo de posse de bola os seus lances de ataque.
Aos 12 minutos, num dos tais ataques em velocidade dos homens de São Facundo, Espadinha aparece na cara de Filipe Dias e faz o 1-0. Resultado justo até esse momento.

A Bemposta reagiu bem, começando o seu meio-campo a aparecer mais em jogo, com Rafa, Cabaço e Menotty a tomarem conta da construção de jogo ofensivo. Colheram os frutos aos 21 minutos, quando Pardal restabeleceu a igualdade. Até ao fim dos 40 minutos o jogo continuou aberto com o perigo a rondar as duas balizas.

Na segunda parte, o São Facundo pagou a fatura do atrevimento de ter entrado em jogo em grande velocidade. Perdeu frescura fisica e isso afectou o esclarecimento da equipa. A Bemposta passou a tomar conta das operações e chegar mais vezes com perigo à zona de finalização. Novamente temos que realçar o papel de Rafa na equipa de Bemposta que foi sempre empurrando a sua equipa para o ataque, para nós o melhor em campo. Aos 54 minutos de jogo, Menotty, num lance com culpas para a defensiva de São Facundo, de bico, gesto não muito artistico, mas simples e eficaz, faz o 2-1.

A partir daí o jogo ganhou outros contornos, a Bemposta a controlar melhor os ritmos do jogo e o São Facundo a tentar responder mais com o coração do que com a cabeça. Para o fim estava guardado o melhor e o pior, protagonizado por Gala. Marcou aos 78 minutos o golo que selou a vitoria da Bemposta, mas dois minutos depois por palavras e gestos para com o árbitro da partida foi expulso com vermelho directo.

Vitória justa da Bemposta, num excelente jogo de futebol de ambas as equipas.
O trio de arbitragem não teve um trabalho fácil. Foi tentando retardar ao máximo a mostragem dos cartões, perdoando algumas entradas mais viris de parte a parte e quando quis controlar a partida já a tinha perdido. Os auxiliares com alguns foras-de-jogo que nos deixaram algumas duvidas, também não ficam isentos de errros.
Nota final para o que no futuro poderá penalizar as duas equipas. A disciplina. Exageros nos protestos, na forma e no conteúdo. Quase sempre usando linguagem imprópria e com reincidência na mesma. Quando for a sério e não em pré-época, poderão ter alguns amargos de boca a nível disciplinar.

Ficha do jogo:
Campo Nº2 da Cidade Desportiva de Abrantes

Árbitros: Vitor Custódio, Rui Sousa e José Alves

São Facundo

Marco Ventura, Alexandre Silva, Márcio Rodrigues, João Farinha, Marco Nobre, David Silva, Eduardo Urbano, Jorge Guerreiro, Diogo Costa, Luís Espadinha e Sérgio Gonçalves
Suplentes: Luís Lourenço, Nuno Marques, Márcio Cardoso, David Almeida, Tiago Pascoal, Ruben Dias e Pedro Rosa
Trenador: Paulo Gonçalves
Bemposta

Filipe Dias, Luís Cordeiro, Diogo Antunes, Gonçalo Oliveira, Camões, Cabaço, Rafa, Pardal, Menotty, Luís Santos e Badocha
Suplentes: Ricardo Dias, Joaquim, Paulito, André Silva, David Fernandes, Fernando Jorge, Guilherme, João, Gala e Rodrigo.
Treinador: Nelson Marques
Marcadores: Luís Espadinha; Pardal, Menotty e Gala.
A opinião dos treinadores:
Paulo Gonçalves (São Facundo)
Nelson Marques (Bemposta)