O Governo já divulgou a lista das mais de mil freguesias com risco elevado de incêndio florestal e que são prioritárias para limpeza de combustível. O despacho assinado pelos secretários de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, e publicado na quarta-feira em Diário da República, define também os prazos para a realização das ações de fiscalização que devem incidir sobre as áreas prioritárias.
No total são 1.114 freguesias com risco elevado de incêndio e que são prioritárias para ações de limpeza, situando-se em 186 concelhos que estão essencialmente das regiões do interior Norte e Centro e Algarve. Dos 13 municípios do Médio Tejo, todos estão no mapa, à exceção de Entroncamento e de Constância. No Alto Alentejo, Gavião tem várias freguesias na lista, ao passo que Ponte de Sor não consta da mesma.
O número de freguesias prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível no âmbito da prevenção de incêndios rurais é idêntico a 2019, deixando de existir este ano os dois níveis de intervenção.
“Considerou-se adequado identificar apenas uma classe de prioridade, atualizando-se a informação de base territorial” e integrar “a circulação rodoviária em segurança em regiões afetadas por grandes incêndios”, refere o despacho, que entrou agora em vigor.

Lista das freguesias abrangidas no distrito de Santarém
Abrantes | Carvalhal, Fontes, Martinchel, União das Freguesias de Aldeia do Mato e Souto.
Alcanena | Minde, Moitas Venda, Monsanto, União das Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro.
Chamusca | Ulme.
Ferreira do Zêzere | Beco, Chãos, Ferreira do Zêzere, Igreja Nova do Sobral, Nossa Senhora do Pranto.
Mação | Amêndoa, Carvoeiro, Envendos, Ortiga, União das Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira.
Ourém | Atouguia, Caxarias, Espite, União das Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, União das Freguesias de Gondemaria e Olival, União das Freguesias de Matas e Cercal, União das Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, Urqueira.
Rio Maior | Alcobertas, Arrouquelas.
Santarém | Abrã, Alcanede, Amiais de Baixo, Gançaria.
Sardoal | Alcaravela, Santiago de Montalegre, Sardoal.
Tomar | Asseiceira, Olalhas, Sabacheira, São Pedro de Tomar, União das Freguesias de Além da Ribeira e Pedreira e União das Freguesias de Serra e Junceira.
Torres Novas | Pedrógão.
Vila Nova da Barquinha | Praia do Ribatejo, Tancos.
No concelho de Gavião (Portalegre) | Belver, Comenda, Margem e União das Freguesias de Gavião e Atalaia.
No concelho de Sertã (Castelo Branco) | Carvalhal, Castelo, Pedrógão Pequeno, Sertã, Troviscal, União das Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, União das Freguesias de Cumeada e Marmeleiro, União das Freguesias de Ermida e Figueiredo, e Várzea dos Cavaleiros.
No concelho de Vila de Rei (Castelo Branco) | Fundada e Vila de Rei.
c/LUSA
