Exercício da Proteção Civil junta 700 operacionais de cinco países em Abrantes. Foto ilustrativa: DR

“A situação está muito complicada ainda. As casas estão no meio da floresta e muito dispersas”, afirmou Luís Albuquerque. À população, o presidente do Município de Ourém pede calma, garantindo que os meios estão no local para combater o incêndio e proteger pessoas e bens.

Adiantando que a preocupação é proteger casas, Luís Albuquerque disse à agência Lusa pelas 16:45 que, embora o vento agora esteja mais calmo, a sua intensidade, meia hora antes, “foi suficiente para fazer novas projeções”.

O alerta para incêndio, na localidade de Cumeada, na União de Freguesias da Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, chegou às autoridades pelas 16:37 de quinta-feira.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 19:15 estavam no combate ao incêndio 595 operacionais, apoiados por 170 viaturas e seis meios aéreos.

O incêndio estendeu-se ao concelho de Alvaiázere, no distrito de Leiria.

Até às 17:00 foram registados 13 feridos ligeiros, dos quais 11 são agentes da proteção civil e dois civis. Trata-se de situações relacionadas com exaustão e inalação de fumos.

Às 17:53 deflagrou um outro incêndio no concelho de Ourém, freguesia de Cercal, em povoamento florestal. Às 19:15 as chamas estavam a ser combatidas por 90 bombeiros, apoiados por 22 viaturas e 3 meios aéreos.

Entretanto, a empresa concessionária do abastecimento de água ao concelho de Ourém, a Be Water, informou, através da rede social Facebook do Município de Ourém, que, “devido ao apoio no combate ao incêndio que se tem vindo a alargar no concelho de Ourém, poderão ocorrer perturbações no abastecimento de água na área da União de Freguesias da Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais”.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) elevou hoje para nove os distritos de Portugal continental que estarão em alerta laranja no sábado, devido ao risco elevado de incêndio florestal.

Em conferência de imprensa na sede da ANEPC, em Carnaxide, o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, explicou que aos seis distritos em alerta laranja, o segundo mais elevado, já hoje, juntam-se a partir das 00:00 de sábado mais três.

“Seis distritos encontram-se em alerta laranja – Vila Real Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Santarém – e a partir das 00:00 horas de amanhã, sábado, irão ser elevados os estados de alerta laranja para os distritos de Leiria, Coimbra e Aveiro e os restantes em alerta amarelo”, disse André Fernandes.

Na quinta-feira, o Governo decretou a situação de alerta devido ao “significativo aumento do risco de incêndio rural” a partir das 00:00 de hoje e até ao dia 15 de julho.

Já o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou 16 distritos de Portugal continental sob aviso laranja no sábado, mantendo-se apenas Faro e Viana do Castelo sob aviso amarelo, devido à previsão de tempo quente.

c/LUSA


Discover more from Médio Tejo

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Agência de Notícias de Portugal

Deixe um comentário

Leave a Reply