O Governo criou um Grupo de Trabalho para elaborar o Plano Integrado de Transformação Territorial para os concelhos de Mação, Sertã e Vila de Rei, afetados por grandes incêndios. O objetivo deste plano, que deverá ser entregue até dia 30 de abril, é recuperar a área ardida e ativar a gestão agroflorestal.
Trata-se de uma iniciativa conjunta dos Gabinetes dos Ministros da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Adjunto e da Economia, do Planeamento e do Ambiente e da Transição Energética.
O Grupo de Trabalho, coordenado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, inclui representantes dos Ministérios envolvidos, da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, dos três municípios, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, das organizações de produtores agrícolas e florestais dos concelhos afetados e da Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul.
O plano deverá ser apresentado até 30 de abril de 2020, ficando o Grupo de Trabalho responsável pelo acompanhamento da sua execução.