Fogo em Vila de Rei foi dominado às 11:00 de terça-feira, depois de ter devastado uma área muito significativa do concelho. Depois vieram as reativações. Foto: DR

A Câmara Municipal de Vila de Rei, através do seu presidente, Ricardo Aires, emitiu este fim de semana um comunicado relativo aos incêndios que assolaram aquele município nos ultimos dias. Pela sua importância, o mediotejo.net transcreve o mesmo, na íntegra.

“Caros amigos Vilarregenses.
Depois destes últimos dias sem descanço, espero que todos os vilarregenses voltem à normalidade das suas vidas.
Sobre o que aconteceu, só tenho uma palavra a dizer, foi o ” Inferno “.
Sobre esta calamidade tenho a dizer que, acima desta triste tragédia, felizmente nao houve perdas humanas.
Tenho que agradecer a todos os Bombeiros, GNR, Militares, funcionários da autarquia, Juntas de Freguesia e a toda a poulação Vilarregense, pelo trabalho árduo a combater este Inferno.
Para reforçar esses agradecimentos, digo-vos que, se todos os Bombeiros fossem como os de Vila De Rei, tenho a certeza que esta calamidade não tinha sido tão grande. Não vou entrar em mais polémica, visto que quem andou no terreno sabe bem aquilo que estou a dizer.
Sobre o Futuro…
Penso, que temos que dizer basta, e para dizer basta temos todos, repito, todos de agir.
Ainda antes de acontecer esta calamidade, que nos assolou, já tinha pedido ao Governo para o nosso Concelho entrar no projeto piloto de reflorestação.
Agora, temos que entrar nesse projeto e o governo tem que entender que é a uma das formas de Vila De Rei renascer das cinzas.
Foi mais de 50% do nosso território que ardeu.
Mais de 50 aldeias que foram afetadas.
Casas, arrumos, agricolas, materiais diversos, animais que desapareceram.
O que será preciso mais para Vila de Rei entrar neste projeto piloto de Reflorestação?
Espero que os nossos Governantes, tenham consciência que este projeto piloto poderá ser uma das soluções para este território.
Este é o meu pensamento e espero que o pensamento de muitos Vilarregenses seja igual, porque não quero ver mais este cenário horrendo em Vila de Rei.
Com muita amizade, contem comigo.
Todos construímos Vila de Rei.
Ricardo Jorge Martins Aires”.

Entre na conversa

8 Comentários

  1. Da noticia, palavras do Presidente da Câmara de Vila de Rei: “Para reforçar esses agradecimentos, digo-vos que, se todos os Bombeiros fossem como os de Vila De Rei, tenho a certeza que esta calamidade não tinha sido tão grande. Não vou entrar em mais polémica, visto que quem andou no terreno sabe bem aquilo que estou a dizer.” … Nem aos seus vizinhos da Sertã, de Mação, do Sardoal, de Ferreira do Zézere ou de Abrantes perdoou. É incrivel…
    Na hipotese destas palavras serem mesmo as proferidas pelo senhor Presidente da Cãmara, penso que ele só terá uma forma de se redimir desta acusação gratuita quando tantos Bombeiros, de tantos sitios seus vizinhoa ou mais ou menos distantes, deram tudo do melhor na defesa do seu concelho, pedindo a todos eles desculpa pelo lapso cometido. Claro que se as desculpas não vierem, e porque os Bombeiros têm um coração do tamanho do mundo, quando o concelho de Vila de Rei voltar a precisar deles, eles saberão dizer presente. As atitudes e as palavras ficam com quem as pratica ou profere. E não queria entrar em ploémicas mas gerou-as…se quisesse entrar em polémicas então o que seria…

    1. Os bombeiros voluntários que a troco de nada apagam fogos… devem sentir-se atingidos! Os outros não sei? Mas decerto os de Vila de Rei serão de futuro um exemplo para aqueles que a troco de nada vão apagar fogos em Vila de Rei! O Presidente da Câmara de Vila de Rei se tem ou tinha algo a dizer devia concretizar assim atingiu todos os bombeiros!

  2. Sr. Presidente quer falar do abastecimento do heli nas piscinas de Vila de Rei, ou não interessa ???
    Quanto aos bombeiros ! O Sr. não sabe o que diz !!! Se todos os presidente fossem como o SR. talvez a desgraça fosse pior no país.
    Quando criticar os bombeiros no geral limpe a boca ! pois está cheia de más intenções !!! e fico por aqui !!!
    Se desejar falar comigo pessoalmente diga qualquer coisa, que eu tenho todo o gosto em faze-lo!!!

  3. Ainda bem é que nem todos são como o senhor. E ainda bem que, há quem tenha humildade para generalizar de forma positiva. Porque bons e maus profissionais há em todo o lado e o senhor conseguiu demonstrar ser o exemplo de mau. Ou está esquecido que se não fossem de outros cantos do país, se calhar de terras que nunca ouviu falar, que os bombeiros vilarregenses dariam conta do recado?! Deixe de ser mal agradecido e veja para além das palas que enxerga! Obrigada a todos os bombeiros. Obrigada ao meu marido por vestir tal farda, salvar pessoas e bens sem olhar quem! Sem esquecer que vai, não sabe se volta, deixando para trás mulher e filha

  4. Tenha vergonha e DEMITA-SE! Aquilo que acaba de referir é vergonhoso, sim, porque é que não fala na forma desordenada das habitações e da floresta do concelho?

  5. Estamos em campanha eleitoral para as autarquias.. se fossem eleições legislativas talvez agradecesse a todos os que de alma e coração combateram os fogos em Vila de Rei.
    Os bombeiros sejam eles quem forem, venham de onde vierem merecem o nosso respeito e orgulho lutam pela vida e bens que não sao seus,salvam quem não conhecem e muitos deles perdem a vida.

    Presidente da CMVila Rei tenha vergonha!

  6. Senhor Presidente da C. M. de Vila de Rei:
    Fica-lhe bem elogiar os bombeiros de Vila de Rei, mas fazê-lo depreciando as outras corporações já me parece excessivo.
    A mim me parece que, o mais importante do seu discurso, foi o que não disse.
    O que quer dizer quando diz: “… quem andou no terreno sabe bem aquilo que estou a falar.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.