A CIM Médio Tejo celebrou um protocolo de cooperação com o IPMA com vista a aumentar a cobertura espacial integrada com as observações meteorológicas de superfície, no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), e contribuir para um aumento de previsão do perigo meteorológico de incêndio.
Segundo o IPMA, estes protocolos permitirão integrar em tempo real as observações das estações meteorológicas automáticas das redes mantidas por estas entidades, correspondendo a um universo de 47 estações.
Estes dados irão contribuir para um aumento da densidade de observação e, consequentemente, de previsão do perigo meteorológico de incêndio, em particular do índice FWI (Fire Weather Index), melhorando o conhecimento do perigo de incêndio rural na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Estes protocolos de cooperação foram celebrados entre o IPMA e as comunidades intermunicipais da Lezíria, Oeste, Médio Tejo e a da Área Metropolitana de Lisboa (AML), a par de quatro associações agrícolas da região, nomeadamente com a ABLGVFX – Associação Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, a ACHAR – Associação dos Agricultores de Charneca, a Agro-Tejo – União Agrícola do Norte do Vale do Tejo, e a ARBVS – Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia.
