A23 está cortada nos dois sentidos, na zona de Abrantes e Gardete. Foto: Vicente Lourenço

05:30 – A autoestrada 23 (A23) que liga Torres Novas à Covilhã, foi hoje reaberta, pelas 05:20, depois de o incêndio que lavra em Mação, distrito de Santarém, ter obrigado ao seu encerramento, mas duas estradas nacionais continuam cortadas.

De acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR), a A23 foi reaberta durante a madrugada, mas a estrada nacional (EN) 244 e a EN 3 estão cortadas na zona de Mação, onde um incêndio que deflagrou na terça-feira continua a lavrar com grande intensidade.

Na noite passada, o presidente da autarquia de Mação disse à Lusa que a sede de concelho ficou cercada pelas chamas.

“O incêndio continua a seguir imparável o seu rumo ao sabor do vento, as aldeias da zona sul na linha de fogo são Monte Penedo, Rosmaninhal e Vale de Abelha, e de Mação não se sai nem se entra porque as estradas estão cortadas devido ao fumo e ao fogo”, disse à Lusa o presidente da autarquia, cerca das 23:50”, disse Vasco Estrela.

O incêndio obrigou na última noite ao corte A23, entre o Nó de Mouriscas e Nó de Gardete, a EN 244-3, entre Louriceira e Serra, a EM 1284 entre Chão Codes e Vila de Rei, a EM 548, entre Chão de Codes e Aboboreira, e os Caminhos Municipais (CM) 1284, 75, e 1285.

20:23 – A Autoestrada da Beira Interior (A23) foi cortada hoje em ambos os sentidos, nas Mouriscas, concelho de Abrantes, e de Mação, no distrito de Santarém, devido ao incêndio que lavra naqueles locais, disse fonte da Proteção Civil.

Segundo fonte do Comando Distrital Operacional (CDOS) da Proteção Civil de Santarém, a A23 “foi cortada pelas 19:30 junto ao nó de Mouriscas e de Mação, nos dois sentidos, e a Estrada Nacional (EN) 3, que liga Mação e Penhascoso, na sequência dos incêndios” que têm assolado a zona, tendo a página da ANPC, consultada cerca das 21:00, indicado que existem várias outras estradas cortadas na região.

A ANPC refere, nomeadamente a A23, entre o Nó de Mouriscas e Nó de Gardete, a EN 244-3, entre Louriceira e Serra, a EM 1284 entre Chão Codes e Vila de Rei, a EM 548 entre Chão de Codes e Aboboreira, e os CM 1284; CM 75; CM 1285.

Agência Lusa

Agência de Notícias de Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.