Centro Popular de Trabalhadores Foros de Lagoíços 1 Clube Cultural e Recreativo de Vale das Mós 2
Liga Futebol Inatel Santarém – Série Reconhecimento – Meias Finais – 06 Maio 2023
Campo de Futebol do Couço
Um dos dois jogos das meias finais da série 2 da Liga Inatel de Santarém, na série Reconhecimento, levou o mediotejo.net ao campo do Couço, freguesia do município de Coruche, onde a equipa da casa, o Foros de Lagoiços, recebeu o Vale das Mós (Abrantes), num jogo em que a equipa vencedora ficaria apurada para disputar a final da Taça.

As cerca de duas centenas de adeptos, dispostos ao longo do sintético, assistiram a um jogo onde, se o resultado se decidisse pelas oportunidades conseguidas, a equipa vinda da aldeia de Vale a das Mós teria saído vencedora, como saiu, mas por uma margem mais folgada, tantas foram as oportunidades desperdiçadas. Contudo, não se pense que foi um jogo fácil. A equipa da casa nunca se deu por vencida disputando os lances e a eliminatória até ao último apito.

Iniciou-se a partida com a equipa da casa a ser surpreendida, logo aos 30 segundos de jogo, com o Vale das Mós a criar uma soberana oportunidade. Ozinaldo, rapidíssimo, isolou-se perante Chico, que saiu a fazer a mancha, e obrigou o avançado a atirar ao lado do alvo.

Estava dado o mote para o que seria a primeira parte da partida. A equipa de Vale das Mós lançada no ataque, com um futebol apoiado de passe curto a jogar no campo adversário, e com as oportunidades de golo a surgirem, fruto do seu jogo mais intenso.

A equipa de Foros de Lagoíços, algo apática, sem conseguir ligar o seu jogo, teve uma oportunidade à passagem dos 20 minutos. Um livre frontal à baliza defendida por Rafael Pombo levou a bola a esbarrar na barreira e terá sido o lance de maior perigo.

Mantinham-se perdulários os jogadores da linha avançada de Vale das Mós, até que ao cair do pano do primeiro tempo, aos 40 minutos, inaugura o marcador.
Leandro, veloz pela ala esquerda, cruzou para a área, onde Xico nada conseguiu fazer perante o remate de cabeça de Ozinaldo, que levou a bola a aninhar-se no fundo da baliza da equipa de Foros de Lagoíços.

Estava aberto o marcador e para a equipa visitante, que foi para o intervalo com uma vantagem curta perante as oportunidades criadas.
A segunda parte trouxe uma equipa de Foros de Lagoíços melhor posicionada, mais subida no terreno, e pressionante na procura da bola, procurando alterar o resultado que lhe era desfavorável.

Por sua vez a equipa de Vale das Mós não se desconcentrou, continuando a desenvolver ataques e a procurar ampliar o resultado. À passagem do 44 minutos teve oportunidade para tal, mas a bola embateu com estrondo na trave da baliza defendida pelo jovem Xico.
Mantinha-se o sinal mais da equipa visitante, com a equipa da casa a opor-se procurando alterar o marcador, num jogo intenso e leal. E o lema de quem não marca, sofre, veio a acontecer, na passagem do minuto 77.

Falta para livre frontal à baliza defendida por Rafael Pombo e João, chamado à marcação, fê-lo com mestria, levando a bola a ultrapassar a barreira e a aninhar-se no fundo da baliza do Vale das Mós. Estava restabelecido o empate e, agora, para a equipa de Abrantes, tudo passou a estar como dantes.

Atingidos os 80 minutos, as paragens para assistências a jogadores e uma pausa para hidratação levaram o árbitro a conceder mais oito minutos de tempo de jogo.

Pairava no ar a incerteza do resultado e, se o empate prevalecesse, haveria lugar à marcação de grandes penalidades…mas não foi necessário. Se a equipa de Foros de LagoÍços tinha o querer, a equipa de Vale das Mós tinha também a valia individual dos seus jogadores, e que deu frutos à passagem do minuto 84.

Descaído pela esquerda, Ozinaldo coloca a bola com conta peso e medida para Tarony levar de vencida a oposição de Xico, colocando a sua equipa de novo em vantagem, para grande festa dos jogadores e adeptos que viajaram desde Abrantes.

Com o jogo a caminhar a passos largos para o seu final, a equipa de Lagoiços tudo tentou para chegar ao empate, mas as forças já não eram muitas e o Vale das Mós não permitiu mais veleidades, carimbando a passagem à final da Taça Reconhecimento.

Bom jogo de futebol da Liga Inatel, entre duas equipas empenhadas em chegar à final da Taça Reconhecimento, com o Vale das Mós a vencer de forma justa a congénere de Foros de Lagoíços.

A equipa de arbitragem esteve bem no acompanhamento dos lances, apitou e mostrou a cartolina amarela quando teve que o fazer e quando tal se justificava. De parabéns as três equipas, num jogo com fairplay e boa envolvência desportiva.

A final da série 2 realizar-se-á no próximo domingo, dia 14, pelas 11H00, em Mação, com a equipa de Vale das Mós, a defrontar o Turquel, equipa que afastou o Areias na outra meia final.
FICHA DE JOGO:
Centro Popular de Trabalhadores – Foros de Lagoíços:

Xico, Zarro, Leandro, Beto, Pirinéu, Frade, Rui, André, João, Pinóia, Noites.
Martins, Tony, André Oliveira, Areias, Silvestre.
Treinador: Rodrigo Martins.
Clube Cultural e Recreativo de Vale das Mós:

Rafael Pombo, Hiller Rodrigues, Wanderson Souza, Gaison de Souza, Leandro, Ozinaldo, Sebastião, Wederson, Julio César, William Carvalho, Marlon. .
Sérgio Gonçalves, Bruno, Diassis, Lucas Santos, Nikolas, Filipe Santos, Tairony.
Treinador: Rui Fernandes.
EQUIPA DE ARBITRAGEM: Rui Martins, António Carvalho, e António Rainho.

No final da partida ouvimos o treinador do Foros de Lagoíços, Rodrigo Martins, e o dirigente do Vale das Mós, Tiago Ricardo.

ÁUDIO | RODRIGO MARTINS, TREINADOR DO FOROS DE LAGOÍÇOS:

ÁUDIO | TIAGO RICARDO, DIRIGENTE DO VALE DAS MÓS:
FOTOGALERIA: