GDC Seiça 9 Bemposta FC 0
Liga Fundação INATEL de Santarém – Quartos de final – 8 maio 2022
Campo de Jogos Dr. Guilherme Barros e Cunha, em Seiça – Ourém.
A crescer de jogo para jogo, a vontade e determinação da equipa de Seiça em seguir em frente na fase final da Liga Inatel em futebol encontrou pela frente uma equipa de Bemposta que chegou longe na competição mas que não se adaptou ao relvado e que não teve argumentos para fazer face ao poderio da equipa do concelho de Ourém.

A jogar em casa e com um historial de muitos títulos na competição, o Seiça, deu logo sinal de que querer resolver cedo o jogo, entrando a todo o gás, apesar do muito calor que se fazia sentir. A disposição e organização tática da equipa da casa cedo deu a entender que não queria ser novamente surpreendida pela equipa do concelho de Abrantes. Bem presente na memória dos jogadores do Seiça estava a derrota sofrida no campo pelado da Bemposta, por uma bola a zero, e agora defrontavam-se novamente, mas no relvado sintético do Seiça.

O conjunto da casa mostrou que aprendeu a lição da primeira volta e que sabia o que fazer para se superiorizar à Bemposta. Praticou um futebol agradável e envolvente, privilegiando a posse de bola e inebriando o adversário com passes curtos e rápidos, aproveitando os espaços livres para velozes desmarcações coroados com uma extrema eficácia.

A concentração, organização e acerto do conjunto de Seiça surpreendeu a equipa de Bemposta, que, por mais que se tenha movimentado para neutralizar as ações da equipa da casa, sentiu muito o peso das jogadas que a equipa de Seiça foi conseguindo materializar em golo, nomeadamente na primeira parte, onde tudo ficou logo decidido.

O Seiça montou uma muralha defensiva impenetrável e bastante sólida a quebrar as tentativas da Bemposta em chegar ao golo, e teve um ataque tão inspirado quanto poderoso e eficaz, que atacou em todas as frentes, procurando espaços pelas alas que pelo centro da defesa forasteira. Neste cenário, a Bemposta sofreu sete golos ainda na primeira parte, um resultado muito pesado e que abateu animicamente a equipa orientada por Nelson Marques.

Na segunda parte a equipa forasteira assumiu nova postura e deu a cara à luta, procurando o resultado o mais digno possível, perante tantas adversidades e contra uma equipa do Seiça a quem tudo corria bem.
O esforço da Bemposta resultou em algumas oportunidades junto da baliza do Seiça mas a defesa da casa conseguiu resolver os problemas criados pelos avançados do conjunto visitante.

Na segunda parte, com o resultado desnivelado e com o peso do calor, o Seiça abrandou o ritmo de jogo mas ainda assim aproveitou algumas falhas da defensiva da Bemposta, aproveitando para marcar mais dois golos, um dos quais de penálti, na recarga, depois do guarda redes ter defendido o primeiro remate.

Resultado pesado para uma equipa da Bemposta que chegou longe na competição e que foi sempre apoiada pelos seus adeptos que não deixaram de aplaudir o desempenho dos seus atletas. Vitória inquestionável do Seiça, que sonha com a final, e que demonstrou experiência e qualidade para ser considerado um dos principais candidatos ao título de campeão distrital.

Já são assim conhecidos os quatro finalistas da Série 1 da Liga Inatel, com o Seiça a receber o Pontével e o Sentieiras a jogar em casa com o Lavre. Os jogos das meias-finais disputam-se a 21 e 22 de maio, com a final agendada para dia 29 no Campo Cuf, em Alferrarede.
No final ouvimos os treinadores de ambas as equipas, com o técnico do Seiça a reiterar o objetivo do título de campeão e o treinador da Bemposta a lamentar a quebra física dos jogadores na ponta final da prova.

ÁUDIO | TIAGO REIS, TREINADOR DO SEIÇA:

ÁUDIO | NELSON CALOR, TREINADOR DO BEMPOSTA:
Reportagem e fotos de: Pedro Pereira
Pedro Nasper – Fotógrafo Pessoal Atletas de Futebol (pedronasper.pt)