Água Travessa Futebol Clube 1 Clube Desportivo e Recreativo Concavada 2
Liga Futebol Inatel Santarém; 2ª.Fase – Série 2 – Grupo B2 –6.ª Jornada – 12MAR23
Campo futebol do parque desportivo de Água Travessa
A 6.ª jornada da 2ª. fase, Série 2, Grupo B2, da Liga Inatel, levou o mediotejo.net até Água Travessa, aldeia pertencente à freguesia de Bemposta, situada no extremo sul do concelho de Abrantes, fronteira do Ribatejo com o Alentejo, localidade ponto de confluência de culturas alentejanas e ribatejanas.

No bem cuidado parque desportivo de Água Travessa, a equipa da casa, o Água Travessa Futebol Clube, com novo treinador e ainda a assimilar novos métodos, procurava a sua primeira vitória nesta fase da competição. O Clube Desportivo e Recreativo de Concavada, que nesta segunda fase ainda não conheceu o sabor da derrota, precisava de vencer para se manter em lugar de apuramento para a fase seguinte, antevendo-se um jogo intensamente disputado.

Posta a bola a rolar, a garra e entrega dos jogadores de ambas as equipas na procura do almejado golo levou a bola a rondar as áreas das duas balzias, naquela que foi toda uma primeira parte de parada e resposta, com ascendente dos visitantes.
O primeiro tempo foi marcado por algumas faltas que travavam a dinâmica do jogo, o que, com alguns passes falhados e mérito das defesas, levaram a que o esférico não passasse por entre os postes à guarda de Marco Ventura, pelo Água Travessa, e André Marques, da Concavada, que impediram o golo com um punhado de boas intervenções.

Na passagem do 27º minuto de jogo, a equipa de Concavada, através de Miguel Rente, após receber uma bola centrada para a área, surgiu isolado mas não teve o discernimento necessário para superar Marco Ventura.
O guardião Marco, passados poucos minutos, foi novamente chamado a intervir, segurando uma bola proveniente de um remate frontal, na marcação de livre direto.

Pouco depois chegaria o intervalo com um empate a zero no marcador.
O regresso dos balneários trouxe as equipas para o pelado com a mesma garra e determinação, procurando com intensidade a disputa da bola, o que levou a algumas abordagens mais faltosas, situações a que a equipa de arbitragem foi gerindo, com alguma facilidade.

Decorria o minuto 47, quando João Leitão, com um cruzamento em jeito de remate, marcou para a equipa da casa.
O remate em arco do jogador de Água Travessa levou a bola a sobrevoar o guarda-redes André Marques que ficou pregado no terreno a ver a bola beijar as redes à sua guarda. Estava feito o golo inaugural da partida e a festa era dos adeptos da equipa da casa.

Adivinhava-se a reação da equipa vinda de Concavada, que pareceu não acusar o golo, partindo na busca do empate, que veio a suceder aos 52 minutos através de um pontapé de canto.

Bola enviada para dentro da pequena área com Marco Ventura a tentar afastar a punhos, mas a bola ficou ali perto, com o guarda-redes pressionado por um amontoado de jogadores.

O árbitro mandou jogar e Miguel Rente, atento e oportuno, colocou a bola dentro da baliza, restabelecendo a igualdade no marcador.

A obtenção do golo do empate teve o condão de galvanizar as duas equipas, que partiram na busca do golo que viesse a dar a vitória, com os jogadores a empregarem as suas forças para a parte final da partida.
O cansaço, no entanto, fez baixar os níveis de concentração de alguns jogadores, e os passes errados e algumas faltas cometidas eram sinal disso.

Aos 60 minutos, surgiu o segundo golo para a Concavada. Cruzamento para dentro da área para remate e golo de João Cartaxo. O guardião Marco Ventura, apesar do esforço, nada podia fazer para o evitar.
A Concavada já não deixaria fugir a vantagem no marcador, resultado que se manteve até final da partida. Vitória justa da equipa visitante, que está a fazer uma boa segunda fase na Liga Inatel e está muito perto de conseguir o apuramento para a fase a eliminar. A Água Travessa, que continua à procura da sua primeira vitória dentro das quatro linhas, mostrou ter um grupo unido e que faz do desporto uma forma salutar de conviver e socializar, sendo difíceis de bater nas terceiras partes dos jogos.

Sobre a equipa de arbitragem, fez trabalho que lhe estava destinado. Aplaudida por uns, contestada por outros, conforme o olhar e o interesse de quem vê, vive e assiste. Não teve influência no resultado.
FICHA DE JOGO:
Água Travessa Futebol Clube:

Marco Ventura, João Leitão, Flávio Matos, Luis Romão, Pedro Joaquim, Ildefonso Brazão, Jamilson Lopes, João Marques, Tiago Silva, Gabriel Nobre, João Oliveira.
Francisco Cardoso, Élio Lucrécio, Nuno Duarte, Alexandre Santos, Alexandre Silva, Rodrigo Lopes, Rodrigo Pequeno.
Treinador: Nuno Marques.
Clube Desportivo e Recreativo Concavada:

André Marques, Bruno Lopes, Paulo Edgar, Ruben Batista, Filipe Pinto, Bernardo Amaro, João Cartaxo, Cláudio Rodrigues, Edgar Soares, Miguel Rente, Luís Barão.
Luís Santos, Abílio Semedo, Sérgio coentro, João Fernandes, Júlio, David, Costa, Paulo Lopes.
Treinador: Ricardo Marques.
EQUIPA DE ARBITRAGEM: João Simões, António Henriques, e Sérgio Marujo.

No final da partida ouvimos os treinadores das duas equipas:

ÁUDIO | NUNO MARQUES, TREINADOR DO ÁGUA TRAVESSA:

ÁUDIO | RICARDO MARQUES, TREINADOR DO CONCAVADA: