O recém-criado Thomar Athletics, clube sediado em Tomar dedicado ao atletismo, assinalou o seu primeiro aniversário com a realização da I Gala, onde homenageou dirigentes, atletas e treinadores, entre outros. Com 110 atletas em competição, o presidente do clube, Pedro Lopes, salientou os títulos alcançados e destacou a dinâmica desportiva e a envolvência de dirigentes e treinadores.
“A Época de 2023/2024 foi incrível, abraçar este projeto e devolver o atletismo aos atletas foi o nosso maior desejo, e não podíamos ter sido melhor sucedidos. Neste evento, em que comemoramos também o primeiro ano de existência, pretendemos dar protagonismo aos nossos maiores protagonistas, os atletas, reconhecendo o trabalho e esforço por si efetuado ao longo desta época. 2023/2024 foi uma época de resiliência e superação, tempestade e bonança, em que pautámos sempre a nossa conduta pelos nossos maiores valores, transparência, sustentabilidade e performance”, afirmou o presidente do clube, tendo destacado a dinâmica alcançada.
“Não nos desviámos do nosso foco, não nos encadeámos pelos holofotes da ribalta e da imprensa, mostrámos trabalho, e esse trabalho começou por nos trazer uma associação com 126 sócios, 110 atletas. Atletas que participaram em 168 competições por todo o território nacional e estrangeiros, passando a linha de meta por 946 vezes”, declarou Pedro Lopes, na cerimónia.




“O nosso clube procura desenvolver todas as vertentes do atletismo, com base na pista e na formação dos nossos jovens, bem como na estrada, cross, Trail e Montanha com as nossas equipas e atletas séniores. Em todas estas dimensões e por todo o país o Thomar Athletics estendeu a sua bandeira nos mais altos lugares do pódio”, destacou, tendo lembrado os títulos alcançados.
“Vimos os nossos atletas subir ao lugar mais alto do pódio no distrito de Santarém por 36 vezes, alcançando o título de Campeão Distrital, por 14 vezes fomos Campeões Distritais Coletivos, desde a nossa formação até aos nossos Séniores. Individualmente tivemos dois Campeões Nacionais, subimos a pódios nacionais por seis vezes e tivemos na equipa Feminina Campeã Nacional de Corrida de Montanha o nosso ponto alto da época. Internacionalmente, vimos dois atletas representar Portugal no Campeonato Europeu de Montanha, Cátia e Ricardo, o João no Mundial de Meia-Maratona, e a nível Veterano o nosso Álvaro Soares foi Bi-Campeão Europeu Coletivo no Cross e Meia-Maratona”, enumerou, perante os aplausos de todos os presentes.

Atletas que se destacaram nas diversas Competições Nacionais:
Maria Inês Cotrim, que integrou a seleção Distrital de Santarém no Campeonato Interassociações de Corta-Mato, Clara Franco, que participou no Campeonato Nacional Sub-16 no Triatlo, Luísa Conde, que participou no Campeonato Nacional Sub-18 e no Olímpico Jovem Nacional – 2000m obstáculos, Inês Saldanha, no Olímpico Jovem Nacional, Beatriz Miguel, no Campeonato Nacional Sub-20 e no Campeonato Nacional de Lançamentos Longos – Lançamento do Martelo, Guilherme Mendonça, no Campeonato Nacional Sub-20, Cátia Mendes, Campeã Nacional de Corrida em Montanha vertente Up-Hill, e Álvaro Soares, que foi por duas vezes Campeão Europeu Coletivo, no. Porto Santo, Madeira, na vertente de Cross-Country e Meia-Maratona.

O Thomar Athletics e quem se destacou ao longo desta época:
Atleta Jovem do Ano – Tiago Homem.
Atleta do Ano – Cátia Mendes e Ricardo Fonseca.
Revelação do Ano – Hugo Machado.
Equipa do Ano – Equipa Sub-18 Feminina.
Treinador do Ano – Beatriz Guilherme, Ana Carrelo e André Ferreira.
Personalidade do Ano – Helena Pereira.
Fotogaleria de Zé Paulo Marques:
















