Hyubris em concerto marcante com regresso de 'Panda' aos palcos. Foto: mediotejo.net

A noite tinha tudo para ser memorável e acabou por ser mágica, não só porque a banda formada em Tramagal se mostrava ávida de concertos e atuava em casa, nas festas de da freguesia, apresentando-se em grande forma, com as músicas que carimbam a sua carreira, algumas com novas roupagens, e também novos temas, que vão integrar o próximo álbum da banda.

A noite, se já era pintada de mitologia, com fadas e duendes do rock, folk e metal, ficou marcada pelo regresso, ainda que fugaz, do baixista Pedro Tomás aos palcos, onde acompanhou a poderosa voz de Filipa Mota à guitarra portuguesa, no tema ‘Mulher do Rio’.

VIDEO/HYUBRIS/MULHER DO RIO

YouTube video

A emoção pelo regresso de um dos fundadores da banda, que esteve vários meses hospitalizado, após um grave acidente de viação em outubro de 2022, percorreu todo o recinto de festas, com os pais de Pedro Tomás a não esconderem o orgulho e a alegria, num sentimento partilhado na linha da frente da multidão.  

Os Hyubris já partilharam o seu sentimento e agradecimento na sua página oficial nas redes sociais, com um enorme ‘OBRIGADO TRAMAGAL…”.

Hyubris em concerto marcante com regresso de ‘Panda’ aos palcos. Foto: mediotejo.net

“Foi uma noite mágica, a deste domingo, dia 13 de agosto. Uma noite que ficará marcada para sempre na nossa memória. Foi o regresso à terra que “nos viu nascer” e onde é sempre especial tocar e partilhar com todos as músicas novas que nos últimos anos temos vindo a preparar! Foi especial, porque foi também, o regresso ao palco do nosso PANDA, que nos acompanhou à guitarra portuguesa no tema “Mulher do Rio”.

Fotogaleria de Flávio Catarino:

“Um sabor especial por estar a “jogar em Casa”. Obrigado a todos por terem vindo. Celebrámos nesta noite, a vida, a Amizade e o Amor, com todos vocês. Doutra forma não faria sentido. Obrigado pelo convite que muito nos honrou, ao presidente da Junta de Freguesia de Tramagal, António José Carvalho, e toda a sua equipa, e a todos os que tornaram esta noite possível. Estamos Juntos!”, agradeceu a banda.

Acidente de viação marcou longa hospitalização de Pedro Tomás

Um grave acidente de viação que envolveu o baixista dos Hyubris esteve na origem do cancelamento do concerto da banda tramagalense previsto para a noite de 30 de outubro de 2022, no Festival Musica na Aldeia, em São Miguel do Rio Torto. Com várias fraturas, o músico acabaria por ser transferido de urgência de Abrantes para o hospital de São José, em Lisboa.

Foi a própria banda a anunciar o cancelamento a poucas horas do início do espetáculo: “Lamentamos por qualquer incómodo causado mas o nosso concerto em São Miguel do Rio Torto foi cancelado de urgência, por motivos de saúde de um elemento da nossa banda. ” Nem sempre o caminho percorrido pelo Homem é o caminho escolhido por Zeus”, escreveu a banda de Tramagal, na ocasião, na sua página oficial.

Contactado pelo mediotejo.net, fonte da banda disse na ocasião que não havia condições psicológicas para realizar o concerto, sabendo do estado grave em que se encontrava um dos membros da família Hyubris, dando conta que a organização do Festival compreendeu e aceitou prontamente a posição do grupo, que regressava aos palco após um interregno de cerca de quatro anos.

“O Pedro vinha de Lisboa, onde trabalha, para o concerto, e teve este acidente na Chamusca, cerca das 18h00. Assim que nos telefonaram a dizer o que se tinha passado, as nossas preocupações centraram-se no seu estado de estado de saúde e fomos para o hospital de Abrantes para podermos estar perto dele. Mais do que um membro do grupo, somos todos uma família”, disse ao mediotejo.net o baterista da banda, Lulla.

“Este concerto assinalava o nosso regresso após quatro anos fora dos palcos, estávamos todos muito entusiasmados, até porque íamos apresentar temas novos que integram o novo disco, a lançar em 2023”, disse Lulla, tendo referido que agora há que cuidar do Pedro e que a resposta às adversidades “vai ser dada em palco”, a seu tempo.

Oito meses depois, Panda deu o primeiro passo no regresso aos palcos, numa ode à vida e à força da amizade. O próximo concerto está marcado para dia 22 de setembro, em Sardoal, e o próximo álbum está na forja.

Hyubris em concerto marcante com regresso de ‘Panda’ aos palcos. Foto: mediotejo.net

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *