Acordo formalizou a transferência do antigo armazém do azeite do INGA para a gestão municipal na Barquinha. Foto: CMVNB

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Manuel Mourato (PS), anunciou em reunião do executivo a assinatura do Acordo de Transferência de Competências de Gestão de Património Imobiliário Público relativo ao Antigo Armazém do Azeite do INGA, formalizado a 10 de dezembro de 2025, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 106/2018.

A transferência do imóvel, até então sob gestão do Estado, permitirá ao município avançar com a reabilitação do edifício histórico, com o objetivo de o transformar num hub empresarial e espaço multiusos, destinado a dinamizar a economia local. Contudo, a estratégia não reúne consenso político no executivo municipal.

A vereadora do Chega, Tatiana Horta, manifestou formalmente em ata o desacordo do partido quanto ao destino definido para o edifício, considerando que a solução apresentada carece de ambição e impacto.

Na sua declaração, a eleita afirmou que o imóvel “está a ser destinado a um ‘hub empresarial’ sem conceito âncora, sem ambição e sem impacto económico ou social relevante para o concelho”, alertando ainda para o risco de o espaço se tornar “subutilizado, com custos permanentes para o Município e benefício reduzido para a comunidade”.

Chega critica destino do antigo INGA. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | TATIANA HORTA, VEREADORA CHEGA CM VN BARQUINHA:

Em resposta, a vereadora do PS, Marina Honório, defendeu o projeto, sublinhando que se trata de uma intervenção estruturada e planeada a longo prazo, enquadrada nos instrumentos de financiamento comunitário.

“Este é um projeto que tem enquadramento nos investimentos territoriais integrados, no Centro 2030, e que está a ser trabalhado há muitos anos”, afirmou, acrescentando que o município não dispõe de capitais próprios para uma intervenção desta dimensão sem recurso a fundos europeus.

Marina Honório destacou ainda que a criação do hub empresarial responde a necessidades identificadas a nível regional, nacional e europeu, frisando a elevada procura existente por espaços empresariais no concelho.

PS defende hub empresarial na Barquinha. Foto: mediotej.net

ÁUDIO | MARINA HONÓRIO, VEREADORA PS CM VN BARQUINHA:

Como exemplo, Marina Honório apontou o CAIS e o Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha, ambos com ocupação total e lista de espera, defendendo que o projeto “é, por si só, um projeto âncora para o município e para a região”.

O acordo de transferência foi formalizado numa cerimónia realizada no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, entre o Município de Vila Nova da Barquinha e a ESTAMO – Participações Imobiliárias, S.A., na presença do secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes, e do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Foto: CM VNB

A iniciativa integrou um conjunto mais vasto de transferências de imóveis do Estado para autarquias locais, num total de 25 edifícios entregues a 19 municípios.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *