O Valongo apurou-se hoje para a final da Taça de Portugal de hóquei em patins, vencendo na meia-final o Sporting de Tomar no desempate por grandes penalidades (2-1), num jogo muito equilibrado no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar.
Com as bancadas esgotadas, Sporting de Tomar e Valongo alternaram na frente do marcador ao longo do jogo, chegando ao final do prolongamento com um empate a três golos.
No desempate por grandes penalidades, o Valongo ganhou 2-1 e apurou-se para a final da Taça de Portugal, onde vai encontrar o FC Porto.

O Valongo começou mais forte, neutralizando o Tomar durante quase toda a primeira parte.
A equipa de Miguel Viterbo surgiu no Pavilhão de Tomar agressiva a defender e rápida a sair para o ataque e chegou primeiro ao golo aos 06 minutos, numa incursão de Diogo Fernandes, que rodopiou na área e enganou o guarda-redes adversário.
Só aos 21 minutos o conjunto de Nuno Domingues criou perigo, num remate de João Alves que foi ao poste. O lance pareceu acordar a equipa. O Sporting de Tomar carregou no acelerador e, no minuto seguinte, ganhou um livre direto. Leonardo Pais defendeu o remate de Hernâni Dinis e manteve a vantagem.
Mas o último minuto da primeira parte trouxe a reviravolta no marcador para a equipa da casa, que finalmente rematou de meia distância, e marcou por João Alves, e encontrou forma de escapar em velocidade para o contra-ataque, conquistando um livre direto que permitiu a João Sardo marcar.
Num minuto, o Tomar passou para a frente do marcador e foi para o intervalo a ganhar, um resultado surpreendente tendo em conta a tendência do primeiro período.
Nova reviravolta estava reservada para o segundo tempo. Diogo Alves ainda adiou o empate, defendendo uma grande penalidade de Poka, mas o jogador do Valongo redimiu-se e empatou aos 32 minutos, e Diogo Fernandes deu vantagem à sua equipa, num desvio à boca da baliza aos 33 minutos.

Intenso e emotivo, mas jogado com grande tensão, o encontro voltou a ficar empatado um minuto depois, num remate de média distância de João Lomba.
Com a eliminatória empatada, o Sporting de Tomar teve as melhores situações para ganhar vantagem, em três livres diretos desperdiçados por Ivo Silva, Hernâni Dinis e, a 25 segundos do fim do tempo regulamentar, por Paulo Passos, que atirou ao poste.
No prolongamento também o Valongo dispôs de um livre direto, mas Diogo Alves defendeu o remate de Poka, pelo que a decisão ficou adiada pelo desempate por grandes penalidades.
Aí o Valongo teve mais arte, concretizou dois remates contra um do Tomar e vai defrontar o FC Porto na final da Taça de Portugal, no domingo, às 18:00, no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar.
Jogo no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar.
AD Valongo – Sporting de Tomar, 3-3 após prolongamento (2-1 no desempate por grandes).
Ao intervalo: 1-2.
No final do tempo regulamentar: 3-3
No final da primeira parte do prolongamento: 3-3.
No final do prolongamento: 3-3.
Marcadores:
1-0, Diogo Fernandes, 06 minutos.
1-1, João Alves, 24.
1-2, João Sardo, 24 (livre direto).
2-2, Poka, 32
3-2, Diogo Fernandes, 33
3-3, João Lomba, 34.
Marcadores nos desempates por grandes penalidades:
0-0, João Alves (defesa do guarda-redes)
0-0, Pedro Mendes (defesa do guarda-redes)
0-0, Hernâni Dinis (para fora)
1-0, Ruben Pereira
1-1, Paulo Passos
2-1, Guilherme Silva
2-1, João Sardo (defesa o guarda-redes)
2-1, Poka (defesa o guarda-redes)
2-1, Ivo Silva (defesa do guarda-redes)
Sob a arbitragem de Ricardo Leão (Lisboa), Miguel Guilherme (Lisboa, Helder Pardal (Ribatejo e Teófilo Casimiro (Ribatejo), as equipas alinharam:

– Valongo: Leonardo Pais, Poka, Xavier Cardoso, Pedro Mendes e Diogo Fernandes.
Jogaram ainda Ruben Pereira, Luís Melo, Guilherme Silva.
Treinador: Miguel Viterbo.

– Sporting de Tomar: Diogo Alves, Ivo Silva, João Lomba, João Sardo e Paulo Passos.
Jogaram ainda Pedro Martins, João Alves, Hernâni Dinis.
Treinador: Nuno Domingues.
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.