Valongo supera Tomar nos penáltis e está na final da Liga Europeia. Foto: mediotejo.net

AD VALONGO 4 – SC TOMAR 4 (7-5 após penalidades)

Hóquei em Patins | Final four – Meia-final – Liga Europeia

Palácio dos Desportos – Torres Novas – 14 maio, 2022

Sporting de Tomar contou com o apoio de muitos adeptos

Início de tarde de muito calor e que se perspetivava aquecer ainda mais dentro do Palácio dos Desportos em Torres Novas num dia histórico para o Sporting de Tomar, com o centenário clube tomarense a chegar pela primeira vez a uma final-four da Liga Europeia de hóquei em patins. Pela frente tinha outra equipa portuguesa, o Valongo, que, sob o comando de Edo Bosch, também queria assegurar a presença na final da competição. Ambiente fantástico dentro do Pavilhão por parte dos adeptos que viajaram quer de Valongo, quer de Tomar.

Festa do hóquei viveu-se entre Valongo e Sporting de Tomar no Palácio dos Desportos, em Torres Novas

Não entrou muito bem a equipa tomarense e o Valongo aproveitou uma oportunidade e marcou logo aos dois minutos, através de uma grande penalidade cobrada por Rafael Moreira. A equipa de Nuno Lopes tentou reagir e quase chega ao empate no lance seguinte, mas o guardião de Valongo opôs-se bem e afastou o perigo.

Sporting de Tomar entrou a perder mas deu a volta na primeira parte

Fase de algum equilíbrio com a equipa nabantina a crescer e com várias tentativas de chegar ao golo com remates de Caio, mas Nuno dos Santos mostrava-se atento e ia defendendo.

Nuno Lopes decidiu colocar Lucas Honório para os últimos 10 minutos e o jovem tomarense veio revolucionar a ofensiva nabantina dando muito trabalho à defensiva contrária. Aos 19 minutos, furando a defensiva de Valongo, conseguiu encontrar espaço para a sticada e restabeleceu a igualdade.

Tomar festeja um dos golos da partida

Os leões de Tomar galvanizaram-se com o golo e aos 22 minutos de jogo foi a vez de Guilherme Silva marcar e colocar a equipa nabantina na frente do marcador num lance de contra-ataque.

Jogo de muita emoção e competitividade entre Tomar e Valongo

Lucas Honório voltou a marcar aos 24 minutos. Arrancada do meio-campo, aguentando a pressão de um adversário, e stica em esforço conseguindo ampliar a vantagem antes do intervalo para 1-3.

Lucas Honório assinou o 3-1 para a equipa de Tomar

No início da segunda parte o Sporting de Tomar falhou um penálti por Caio, e um livre direto, por Tomás Moreira, antes de festejar o quarto golo. Numa fuga de Lucas Honório, que entregou de bandeja a Tomás Moreira, o Tomar aumentou a vantagem para 4-1, colocando as centenas de adeptos tomarenses ao rubro.

Quando o Tomar fez o 4-1 a vitória parecia que já não iria fugir e fazia-se a festa no Palácio dos Desportos de Torres Novas

Mas o Valongo estava bem vivo e no minuto seguinte Facundo Navarro reduziu para 4-2, um golo que galvanizou o conjunto de Valongo. Logo depois, Rafael Moreira desperdiçou um penálti, mas era evidente que o cenário se tinha alterado.

O Tomar teve o pássaro na mão mas o Valongo lutou até ao final e forçou a ida aos penaltis

Numa fase intensa mas com muitas falhas de parte a parte, Diogo Barata fez o 4-3 para o Valongo a 10 minutos do fim e, a três, Navarro igualou 4-4, levando a decisão para prolongamento, durante o qual a indecisão se manteve.

Valongo recuperou a desvantagem de três golos e chegou aos 4-4

Nas grandes penalidades, a equipa de Valongo foi mais certeira e qualificou-se para a primeira final europeia da sua história.

Valongo foi mais eficaz nos penaltis e carimbou a passagem á final da Liga Europeia de Hóquei em Patins

Excelente jogo de hóquei patins num ambiente fantástico com os adeptos de ambas as equipas a puxarem pelo seu clube. A equipa de Nuno Lopes teve tudo para chegar à final da Liga Europeia depois de estar a vencer por 4-1, mas foi incapaz de segurar o resultado sob pressão da equipa de Valongo que segue assim  para a sua primeira final europeia.

Jogadores agradecem apoio dos adeptos. Apesar da derrota, o Sporting de Tomar fez história na competição

Na final, com o Valongo, vai estar o Trissino, que hoje venceu os também italianos do Sarzana por 4-0. O vencedor da prova decide-se no domingo, às 15.00, em Torres Novas. Bom trabalho da equipa de arbitragem.

FICHA DE JOGO:

AD VALONGO

Equipa do Valongo

Rui Mendes, Facundo Bridge, Facundo Navarro, Rafael Moreira, Nuno dos Santos, Bernardo Mendes, Miguel Vieira, Diogo Barata, Diogo Abreu e Rúben Pereira.

Treinador: Edo bosch

SC TOMAR:

Equipa do Sporting de Tomar

Francisco Veludo, Pedro Martins, Tomás Moreira, Ivo Silva, Filipe Almeida, Caio, Guilherme Silva, Lucas Honório, Rúben Sousa e António Marante.

Treinador: Nuno Lopes

GOLOS: Rafael Moreira, Lucas Honório (2), Guilherme Silva, Tomás Moreira, Facundo Bridge, Diogo Barata e Facundo Navarro.

Equipa de arbitragem:

Equipa de arbitragem

Ivan González (Espanha), Sergi Maior (Espanha) e Miguel Diaz (Espanha).

DISCIPLINA: Cartão Azul: Filipe Almeida, Diogo Abreu e Rafael Moreira.

No final ouvimos ambos os técnicos e os jogadores Pedro Martins, do Tomar, e Diogo Abreu, do Valongo.

Nuno Lopes e Pedro Martins, treinador e jogador do Sporting de Tomar. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | Nuno Lopes e Pedro Martins, treinador e jogador do Sporting de Tomar:

Edo Bosch e Diogo Abreu, treinador e jogador do Valongo. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | Edo Bosch e Diogo Abreu, treinador e jogador do Valongo:

Luis Ribeiro

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.