A cidade de Tomar vai ser Capital do Hóquei Patins de 10 a 12 de setembro, recebendo a 5ª edição da ‘Elite Cup’ no Pavilhão Cidade de Tomar. Estarão em competição as oito melhores equipas do hóquei em patins português, entre elas a equipa da casa.
A presença das equipas ficou definida na classificação da fase regular, e estarão na disputa pelo troféu da Elite Cup 2021 o Futebol Clube do Porto (vencedor da última edição da Elite Cup), Sporting Clube de Portugal (campeão nacional e europeu em título), Óquei Clube de Barcelos, Sport Lisboa e Benfica, União Desportiva Oliveirense, Sporting Clube de Tomar, Associação Desportiva de Valongo e Associação Juventude de Viana.
A organização recorda que esta competição permitirá reunir “muitos dos mais cotados hoquistas da atualidade, surgindo novamente no calendário como o principal troféu de arranque de época, este ano com a novidade de ser uma prova oficial e constante nos calendários oficiais nacionais e internacionais”, prova que ganha ainda maior substância depois de “interregno forçado em 2020, fruto da situação pandémica que todos vivemos”.
A Cidade Templária será assim o palco deste torneio de clubes de elite a nível nacional, assumindo a Capital do Hóquei Patins, algo que a autarquia vê com bons olhos e expectativa.
Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal de Tomar, autarquia anfitriã da Elite Cup, considera que a Elite Cup, enquanto “o mais prestigiado evento de clubes da modalidade de Hóquei Patins e faz todo o sentido que aqui tenha a sua sede”.
“Somos uma cidade de Hóquei e será possível, acredito que sim, a todos os tomarenses, assistirem ao vivo ao melhor hóquei nacional. Por outro lado é uma oportunidade para mostrar as condições únicas que temos em Tomar, quer nas condições para a prática desportiva, quer nas condições que temos no acolhimento e lazer de excelência, que permite assegurar a força da nossa pretensão, tornar Tomar a Capital do Hóquei Patins”.
“Também não nos podemos esquecer da forte promoção e divulgação quer prévia quer durante o evento, que irá colocar Tomar no centro de todas as atenções de uma forma ímpar, pelo desafio e pela mensagem positiva que passamos, que neste momento assume uma importância única dar este sinal de vitalidade. Tenho a certeza que é uma aposta certa e que será um grande sucesso organizativo e desportivo”, refere a edil, em comunicado enviado pela organização.

Por seu turno, o presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Luís Sénica, sublinha a importância da Elite Cup enquanto “prova de início de época que permite a potencialização da pré-época desportiva, em modo competitivo de nível superior. Este ano, e também pelo reconhecimento da sua importância no calendário nacional, assumimos a oficialização da mesma, o que, estou certo, permitirá ainda dar mais destaque e importância a este evento. Estou certo que esta competição vai cumprir os objetivos de todos os seus intervenientes e que se irá jogar sempre dentro do espírito da ética e do fair-play”.
O mesmo frisa Joaquim Sousa Ribeiro, presidente da Associação Nacional de Clubes de Patinagem. “Era muito importante realizarmos este evento este ano, especialmente depois do interregno forçado que tivemos. Trata-se de uma prova de excelência, de referência nacional e internacional, assumindo-se como o troféu de abertura de época. Este ano, com a oficialização do evento por parte da Federação de Patinagem de Portugal, conseguimos concretizar mais este importante e desejado desiderato. Desejo que seja um excelente torneio, competitivo e que seja uma excelente jornada de promoção da modalidade, da qual somos campeões do mundo, e especialmente nesta cidade que vive o Hóquei e que tem tudo para se assumir como a Capital do Hóquei Patins”, afirma.

Este é um evento que conta com organização da empresa Sigma Stars, que já organizou a 4ª edição. Paulo Jorge, administrador da Sigma Stars, vê este torneio como um “enorme e desafiante projeto organizativo (…) onde temos os melhores do mundo a competir, numa cidade que respira Hóquei e assume o desejo de ser a Capital do Hóquei em Patins”.
“Acreditamos que esta será a melhor edição de sempre da Elite Cup, no melhor local, com as melhores equipas, com os melhores atletas e com os melhores parceiros”, conclui a Sigma Stars.
O sorteio irá realizar-se esta segunda-feira, dia 23 de agosto, na cidade de Tomar, na conferência de imprensa de lançamento do evento que contará com presença dos capitães de equipa dos 8 clubes.
O modelo do sorteio será semelhante ao usado em 2019, com dois potes de 4 equipas cada. Num pote os 4 primeiros classificados e cabeças de série e no segundo pote, os clubes classificados do 5º ao 8º lugar, do campeonato nacional 2020/2021. O sorteio definirá o emparelhamento das equipas e respetivos jogos.
O calendário previsto deste torneio é o seguinte: Sexta-feira, 10 de setembro Sábado, 11 de setembro Domingo, 12 de setembro |
Bilhetes em breve à venda, mais informações nos sites oficiais do evento:
www.elitecup.pt
www.cm-tomar.pt
www.fpp.pt
www.anacp.pt
www.sigmastars.com