Grande Prémio da Páscoa de Atletismo de Constância regressa a 4 de abril. Foto arquivo: DR

Será no sábado, 19 de abril, em evento integrado nas Festas do Concelho / Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, que se realiza o XXXV Grande Prémio da Páscoa em Atletismo, uma organização da Câmara de Constância. A edição deste ano conta cerca de um milhar de atletas inscritos, 550 dos quais na prova principal, 250 na caminhada e 200 nos escalões jovens.

Considerada um clássico da modalidade, esta prova, disputada na distância de 10 Km (certificada pela Comissão Nacional de Estrada, Corta-Mato e Montanha), com partida pelas 10h25, é aberta aos escalões de juniores, seniores e veteranos de ambos os sexos, disputando-se num traçado praticamente plano, muito do agrado dos atletas.

O Grande Prémio recebe centenas de atletas das mais diversas proveniências geográficas, incluindo do estrangeiro, seja para as diversas provas dos escalões jovens, seja para a prova principal, o que inclui atletas da elite e os que constituem o “grosso” do pelotão.

Simultaneamente ao Grande Prémio terá lugar a 15.ª Caminhada na distância de 5 km, prova sem classificação, indo ao encontro de um cada vez maior número de praticantes desta modalidade.

Além da disputa dos diversos troféus e taças para os primeiros classificados de cada escalão (existindo também um escalão especifico para pessoas com deficiência), encontra-se em disputa o Prémio Record. Assim, para quem bater o tempo dos atletas Marina Bastos (33’42), ou Delfim Conceição (29’37), haverá um prémio monetário no valor de dois mil euros.

Todos os participantes recebem um saco, contendo t-shirt técnica e uma lembrança alusiva à prova. Mais informações sobre a prova podem ser obtidas AQUI.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply