Natural de Azinhaga, o escritor Augusto do Souto Barreiros morreu em 2012 com 90 anos. Foto: DR

Contemporâneo e conterrâneo de José Saramago, o escritor Augusto do Souto Barreiros vai ser homenageado postumamente durante as comemorações do centenário do seu nascimento no domingo, dia 27 de novembro, pelas 15h30, no Largo da Praça, na Azinhaga, concelho da Golegã.

A iniciativa da Junta de Freguesia de Azinhaga consiste no descerramento de um painel de azulejos, seguido de um apontamento cultural com o grupo cénico “Casa da Comédia de Azinhaga” e o Rancho Folclórico os Campinos da Azinhaga.

“Vamos estar presente na homenagem ao homem que foi o motor cultural da nossa aldeia”, apela o presidente da Junta, Vitor Guia.

Augusto Manuel Serrão de Faria do Souto Barreiros, nasceu na Azinhaga em março de 1922 e morreu em 2012. Ainda novo começou a escrever para o teatro amador. Publicou igualmente poesia e contos e deixou várias obras publicadas. Dedicou-se também ao estudo e preservação do folclore e etnografia ribatejanos. Ajudou a fundar em 1952 o Rancho dos Campinos de Azinhaga.

Ao longo da sua vida recebeu várias distinções e homenagens, nomeadamente pela Feira Nacional da Agricultura, Casa do Ribatejo e Câmara Municipal da Golegã.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *