A Guarda Nacional Republicana, face ao agravamento do risco de ocorrência de incêndios rurais previsto para os próximos dias, anunciou que vai reforçar o patrulhamento e vigilância terrestre em todo o território nacional, em coordenação com as demais entidades, no intuito de prevenir a ocorrência de ignições. Segundo observa a GNR, a grande maioria dos incêndios registados no último ano teve origem na realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração, pelo que se torna “necessário sensibilizar os cidadãos sobre os devidos cuidados a ter” neste tipo de ações.
A GNR alerta ainda em comunicado que é proibido fazer queimadas extensivas, sem autorização e sem acompanhamento de um técnico credenciado em fogo controlado, operacional de queima ou equipas de sapadores ou bombeiros, situação que é considerada “uso intencional de fogo” e está sujeita a coimas.
Também para se proceder à queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal e agrícola é exigida uma comunicação prévia à câmara municipal ou à junta de freguesia.
O uso do fogo exige atenção às condições meteorológicas, pelo que a GNR aconselha que para que “não queime com tempo quente e seco ou com vento, escolha dias nublados e húmidos, leve sempre consigo o telemóvel para dar o alerta em caso de incêndio”, e que “faça a queima acompanhado”.
Por força das circunstâncias meteorológicas, a GNR dá assim conta irá adotar medidas e ações especiais de prevenção de incêndios rurais, sensibilizando a população para os cuidados a adotar na realização de queimadas e queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de outras ações de gestão de combustível.
A Guarda disponibiliza ainda um serviço de atendimento telefónico SOS ambiente e território – 808 200 520, disponível 24 horas por dia, durante todo o ano, através do qual poderão ser expostas situações e colocadas dúvidas.
Nos espaços florestais e agrícolas, para além de alertar para o cuidado a ter na execução de queimas e queimadas, a GNR reitera os conselhos à população para que “evite fumar, fazer lume ou fogueiras, evite fumigar ou desinfestar apiários, a não ser com uso de fumigadores equipados com dispositivos de retenção de faúlhas, utilize tratores, máquinas e veículos pesados de transporte que possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés”, e que, “em caso de incêndio, ligue de imediato para o 112, transmitindo de forma sucinta e precisa a localização, a dimensão estimada e a forma de acesso mais rápida ao local”.
A GNR apela ainda à população para que, se notar a presença de pessoas com comportamentos de risco, contacte de imediato as autoridades, tendo feito notar que “a proteção da nossa floresta e de todo o meio ambiente depende de todos nós, sendo decisivo o papel de cada cidadão”.
GNR vai receber 87 novas viaturas até ao final da próxima semana
A GNR vai receber 87 novas viaturas até ao final da próxima semana, que vão ser distribuídas pelo dispositivo da corporação em função das necessidades definidas, indicou na terça-feira o Ministério da Administração Interna (MAI).
Em comunicado, o Ministério tutelado por Eduardo Cabrita refere que estas 87 novas viaturas para a Guarda Nacional Republicana estão inseridas na Lei da Programação de Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviços de Segurança.
Segundo o MAI, os novos carros a distribuir pela GNR são dois veículos para postos móveis, 23 motos para patrulhamento de trânsito, um veículo para apoio logístico, 24 veículos para a investigação criminal, nove veículos para o patrulhamento territorial, 18 ‘pick-up’ para patrulhamento territorial e 10 veículos para policiamento comunitário.
O MAI precisa que as 87 viaturas serão distribuídas pelo dispositivo da Guarda Nacional Republicana em função das necessidades operacionais definidas pelo Comando da GNR.
Segundo o MAI, a Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviços de Segurança permitiu a realização de um procedimento de aquisição centralizada de veículos, estando previstos um investimento de cerca de 57 milhões de euros e a aquisição de 2.422 viaturas até 2021.
O MAI refere ainda que, até ao momento, foram entregues às forças e serviços de segurança 1.349 veículos, tendo sido distribuídos 639 carros à GNR, 660 à PSP e 50 ao SEF.
c/LUSA
