O número de operacionais da proteção civil que vão estar em Fátima por ocasião da visita do Papa ao santuário no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) pode chegar aos 300, disse hoje o comandante David Lobato. Já a GNR vai estar com cerca de dois mil militares em Fátima, para a deslocação do Papa.
“Estamos a falar de, aproximadamente, entre 250 e 300 operacionais, no dia 04 e no dia 05. Será o expoente máximo”, afirmou aos jornalistas, em Fátima, o responsável do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, adiantando que o número de viaturas nestes dois dias se situa entre as 40 e 50.
Estas referem-se, entre outras, a ambulâncias, veículos de transporte, motos e veículos de combate a incêndios e reportam-se, em número de meios humanos e materiais, ao nível III – “nível máximo de empenhamento de meios” – da operação de emergência e proteção civil em Fátima, apontou.

ÁUDIO | DAVID LOBATO, PROTEÇÃO CIVIL MÉDIO TEJO:
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a JMJ, com o Papa Francisco, de 01 a 06 de agosto. O Papa chega a Lisboa no dia 02 de agosto, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no dia 05, para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.
Segundo David Lobato, as entidades que colaboram nesta operação em Fátima são, além dos corpos de bombeiros, escuteiros, Cruz Vermelha Portuguesa, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (sapadores florestais), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém e posto de socorros do Santuário de Fátima.
O comandante das operações de socorro no posto de comando de Fátima explicou que para a operação em Fátima foram estabelecidos três níveis, sendo que o primeiro termina na sexta-feira e contempla, no máximo, 10 ambulâncias e cerca de 30 elementos, seguindo-se, de 29 de julho até dia 03 de agosto, o nível II, até 70 elementos e 25 viaturas. Nestas duas fases, os meios são do Médio Tejo.
Contudo, nos dias 04 e 05, vai estar em Fátima um grupo de socorro da Região Norte, com 10 ambulâncias, precisou David Lobato, reconhecendo que, nesta data, o Médio Tejo não tem capacidade de colocar em Fátima todos os meios necessários.
“Além de termos a JMJ, temos a decorrer o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, que ocupa uma grande fatia dos nossos operacionais”, justificou.
A partir de dia 06 os meios são reduzidos, terminando a operação no dia 10. Questionado sobre as preocupações para este período, David Lobato apontou o calor, sendo previsível na próxima semana a subida da temperatura, o que pode desencadear casos de insolação e desidratação.
“O centro de saúde de Fátima vai estar aberto no dia 05, das 08:00 às 17:00”, para tratamento de questões menores, como pequenas queimaduras, desidratação mais ligeira ou outras “situações não graves, não emergentes”, adiantou.
Por outro lado, observou que o INEM vai ter em funcionamento um hospital de campanha no Colégio de São Miguel, nos dias 04 e 05.
Ainda no que diz respeito a preocupações, David Lobato apontou o facto de a JMJ realizar-se em agosto, época de fogos florestais, e quando chegam ao país milhares de emigrantes, o que desencadeia um acréscimo do tráfego rodoviário.
“Não tenho dúvidas de que estamos preparados”, garantiu o responsável da proteção civil do Médio Tejo, pedindo às pessoas que se desloquem a Fátima cuidados redobrados, incluindo o consumo de água e uso de chapéu e protetor solar.
Cerca de dois mil militares da GNR em Fátima para deslocação do Papa
Cerca de dois mil militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) vão estar em Fátima para a deslocação do Papa Francisco ao santuário, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foi hoje anunciado.
“No pico máximo, nós vamos ter em Fátima cerca de dois mil militares e o pico máximo prevê-se, naturalmente, no dia 05”, afirmou hoje à agência Lusa o major Carlos Canatário, oficial de comunicação e relações públicas da operação da GNR em Fátima.
Carlos Canatário esclareceu que o dispositivo da GNR “vai sofrer alterações e adaptações consoante as necessidades” verificadas neste período, sendo que já existe um “reforço de efetivo no terreno”.
ÁUDIO | CARLOS CANATÁRIO, OFICIAL DA OPERAÇÃO DA GNR EM FÁTIMA:
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a JMJ, com o Papa Francisco, de 01 a 06 de agosto. O Papa chega a Lisboa no dia 02 de agosto, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no dia 05, para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.
O major adiantou que a GNR dispõe de um “conjunto de valências policiais diferenciadas que procuram dar resposta às necessidades dos peregrinos nas mais diversas circunstâncias”, incluindo patrulhas apeadas, ciclo e a cavalo, operações especiais, ordem pública, cinotecnia e a inativação de explosivos.
“O nosso grande objetivo é procurarmos garantir o máximo de segurança possível com a mínima perturbação possível”, destacou, explicando que, no âmbito da cooperação internacional, vão estar na cidade-santuário elementos da Guardia Civil (Espanha), da Gendarmerie (França) e Carabinieri (Itália).
O oficial de comunicação e relações públicas esclareceu que há, “também, uma forte cooperação no âmbito da troca das informações com as congéneres estrangeiras”, para se perceber “essencialmente os fluxos que existem e, nomeadamente, com Espanha”, além da “cooperação interinstitucional muito forte”.
Neste último caso, referiu o Santuário de Fátima, Câmara de Ourém, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Polícia de Segurança Pública, Sistema de Informações da República Portuguesa, a Força Aérea Portuguesa, Autoridade Aeronáutica Nacional e Instituto Nacional de Emergência Médica.
Para esta operação, a GNR “apostou muito na dimensão tecnológica que, essencialmente, procura, através de diversas ferramentas, conseguir perceber as movimentações das massas”, desde o trânsito a parques e bolsas de estacionamento, para depois disponibilizar, em tempo real, informação a quem se desloca ou está em Fátima, no âmbito de “uma parceria com a Vost Portugal”.
Explicando que a informação vai ser disponibilizada em permanência no sítio na Internet e nas redes sociais da GNR, Carlos Canatário pediu às pessoas para que também consultem a plataforma https://fatima2023jmj.ourem.pt/, que o Município de Ourém disponibilizou para este evento.
“Aquilo que pedimos é que as pessoas aproveitem o trabalho que todas estas entidades estão a fazer, para lhes disponibilizar informação em tempo, porque isso vai facilitar a vida de toda a gente”, frisou.
Na plataforma, estão por exemplo disponíveis o horário dos ‘transfers’ a partir de Ourém, Loureira (Leiria) e Ortiga (Fátima), que permite às pessoas deixarem o carro nas bolsas de estacionamento criadas pela Câmara e dirigirem-se ao santuário.
Pedindo às pessoas que cheguem a Fátima de forma atempada e preparada, o major avisou que, “particularmente nos dias 04 e 05”, as pessoas devem contar com alguns condicionamentos, seja na Cova da Iria, seja nos acessos a Fátima.
“Gostaríamos de destacar a possibilidade de existirem alguns constrangimentos no principal eixo, que é a Autoestrada 1”, declarou, notando que há alternativas que devem ser consideradas (autoestradas 23 e 13 e Itinerário Complementar 9 para quem vem de sul; ou quem vem de norte sair em Leiria e usar as estradas nacionais 113 e 357).
Este responsável lembrou ainda a necessidade de os automobilistas estarem atentos às informações da GNR e de outras autoridades, terem cuidado devido ao aumento de peregrinos a circular a pé e um “cuidado acrescido” quanto à prevenção dos incêndios rurais, com “muita atenção à questão das beatas na circulação rodoviária”.