Feira dos Cereais, Gavião. Créditos: CM de Gavião

Mais uma edição da tradicional Feira dos Cereais, postal ilustrado de Gavião e do Alto Alentejo, decorre no centro da vila, este domingo, dia 20, como todos os anos acontece sempre no terceiro domingo de outubro.

Grão, aveia, milho, centeio, cevada, feijão, nomeadamente da Ribeira da Margem, cuja produção recomeçou a ganhar dimensão com o projeto do Regadio da Ribeira da Margem, são produtos que se podem adquirir na Feira.

Assim, no domingo, logo de manhã e para ficar até ao fim da tarde, a Gavião chegam vendedores de muitos locais, do Alentejo ao Ribatejo passando pela Beira e gentes da região que adquirem cereais para consumo ao longo do ano.

A castanha de Marvão, as maçãs de Portalegre e outros produtos de qualidade próprios da época, em especial os frutos secos, têm também grande procura num certame onde os utensílios e equipamentos agrícolas são outra das atrações em terra de minifúndio.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *