Gavião reforça recuperação do Alamal com apoio de 324 mil euros. Foto: CMG

A Câmara de Gavião assinou o contrato de financiamento de 324 mil euros do Programa Crescer com o Turismo para apoiar a recuperação e valorização da Praia Fluvial do Alamal, afetada pelo mau tempo de fevereiro.

A assinatura decorreu na quarta-feira, 5 de agosto, na própria Praia Fluvial do Alamal, com a presença do ministro da Economia e Coesão Territorial e do presidente do Turismo de Portugal, enquadrando-se no projeto “Alamal, a Pérola do Alto Alentejo”.

O apoio permitirá dar continuidade à recuperação de equipamentos e infraestruturas danificados pelas intempéries, num investimento global estimado pelo município em cerca de 400 mil euros. A Câmara de Gavião já avançou entretanto com cerca de 225 mil euros em trabalhos de recuperação.

Entre as intervenções já realizadas está a reposição de areia na praia e a recuperação do espaço do snack-bar, através de uma estrutura modular que entrou em funcionamento esta semana, com nova concessão e equipamentos instalados.

Mantêm-se, contudo, trabalhos por realizar, nomeadamente na pousada, cais e outras infraestruturas da praia fluvial. Segundo o presidente da Câmara de Gavião, António Severino, a autarquia pretende agora avançar com a reconstrução da pousada, embora a concretização da obra dependa da contratação de um empreiteiro.

A recuperação do Alamal surge na sequência dos danos provocados pela tempestade de fevereiro, que levou o autarca a estimar em cerca de dois milhões de euros os prejuízos em estruturas municipais do concelho. Esse valor não incluía os danos registados em equipamentos privados.

Na mensagem publicada após a assinatura do contrato, António Severino considerou que o município deu “mais um passo” na estratégia do executivo, destacando a “coragem e determinação” colocadas no trabalho de recuperação e desenvolvimento do território.

“O caminho faz-se caminhando e iremos continuar a trabalhar no desenvolvimento equilibrado do território”, afirmou o autarca.

A Praia Fluvial do Alamal, junto ao rio Tejo e com vista privilegiada para o Castelo de Belver, é um dos principais recursos turísticos do concelho de Gavião. O projeto apoiado pelo Programa Crescer com o Turismo pretende contribuir para a recuperação das condições de utilização do espaço e para o reforço da sua atratividade turística.

O contrato agora assinado integra um conjunto de 33 projetos turísticos apoiados pelo Turismo de Portugal nas regiões do Norte, Centro, Alentejo e Ribatejo, num investimento global de cerca de 3,3 milhões de euros.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply