A praia fluvial da Ribeira da Venda, inserida no Parque de Merendas, na freguesia de Comenda, concelho de Gavião, foi galardoada com o prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria Praias Fluviais. A autarquia vê com muito bons olhos esta distinção, assumindo que este espaço precisa de maior valorização e de melhoria de infraestruturas dadas as centenas de utilizadores que frequentam o espaço.
José Pio deu conta de se estar a oficializar legalmente a posse dos terrenos, com escritura, uma vez que a propriedade foi doada há muitos anos à Junta de Freguesia de Comenda. Só depois a autarquia tem legitimidade para intervir e candidatar investimentos naquele local a fundos comunitários e outros.
Em entrevista ao mediotejo.net, o presidente da Câmara de Gavião, José Pio, explicou que a Ribeira da Venda “foi objeto de doação à junta de freguesia de Comenda há muitos anos”, porém “nunca foi feito qualquer documento que oficializasse esta doação”.
“A Câmara Municipal começou a pensar investir no espaço e deparou-se com o facto de não conseguir submeter candidaturas para fundos comunitários ou programas”, começou por explicar.
“Começámos a tentar regularizar esta situação, e chegámos a acordo com os proprietários, nomeadamente para acrescentar não só o espaço da Ribeira da Venda como mais três hectares que servem de parque de estacionamento quando acontece o Raid da Ferraria ou a Baja Portalegre 500. Acertámos preços de compra desse terreno, mas depois outro problema surgiu, mas resolveu-se com o fracionamento do terreno que queremos”, disse.

Em causa estará o aluguer desse terreno para exploração pela Navigator. “Para fazermos a escritura, a empresa tinha de passar uma declaração em como não coloca obstáculos, até porque não está o espaço ocupado por eucalipto. Penso que estamos perto de resolver o assunto e prosseguir com a escritura, após conseguirmos a declaração da Navigator”, notou José Pio.
O autarca aguarda com expetativa o desfecho positivo deste processo, para que a autarquia possa começar a intervir para melhoria das infraestruturas e espaços, com uma intervenção de fundo.
“A partir do momento em que o terreno passa para a posse da Câmara, já podemos fazer um conjunto de candidaturas, nomeadamente a possibilidade de ter infraestruturas fixas de apoio à realização de eventos, sem termos de estar sujeitos a alugueres de equipamentos. E até ampliar as próprias casas de banho”, exemplificou, referindo como exemplo a realização do festival BeatFest, dedicado ao hip hop e à juventude, uma iniciativa que vai acontecer este ano nos dias 28, 29 e 30 de junho.
José Pio refere que as infraestruturas que foram sendo ali colocadas são pertença da Câmara, mas que o terreno ainda não está sob posse municipal, pelo que tem havido esse esforço no sentido de regularizar a situação “sem ferir aquilo que o proprietário disse, que oferecia o espaço à junta de freguesia de Comenda”.

Apesar de afirmar não existirem dúvidas de que o Alamal é o ex-libris do concelho de Gavião, o autarca entende que a praia fluvial da Ribeira da Venda é um espaço que oferece mais condições de segurança e entretenimento a famílias com crianças, desde logo por terem um espaço verde, piscina infantil, e pelas zonas verdes e zona sombreada pelo arvoredo.
“Queremos criar mais condições, queremos colocar paralelos nos circuitos e salvaguardar as pessoas que ali passam o dia, que estejam a fazer um piquenique, por exemplo, e não tenham de levar com pó pela circulação de veículos”, notou.
O edil falou ainda na intenção de “melhorar as vedações, melhorar a própria ribeira, criar condições para limpeza mais eficiente do canal de água, aumentar as casas de banho”, considerando esta última uma “obra extremamente necessária”, pois a atual casa de banho foi “criada para 20 pessoas e hoje em dia chegam a estar no local mais de 200 pessoas “.
“Sinto que precisamos de investir lá. As mesas e restante mobiliário urbano precisa ser substituído. Precisa de levar um refresh com qualidade. Reconheço que a Ribeira da Venda hoje, com todas as condições que lá estão criadas, merece que a Câmara valorize o que ali está, porque é um produto diferente”, assumiu.
“E quem sabe vir a criar lá um parque de autocaravanas”, avançou, em jeito de dica para projeto futuro, referindo que para tal será preciso encontrar candidaturas que se enquadrem nesse investimento e que o terreno passe para posse municipal.

A Ribeira da Venda alcançou o Prémio Cinco Estrelas Regiões, na sua 6ª edição, no distrito de Portalegre, na categoria Praias Fluviais, dos Sítios e Património.
“O galardão tem como objetivo avaliar e reconhecer o que de melhor se faz de Norte a Sul de Portugal, premiando ícones regionais que se distinguem pela sua qualidade. Para chegar às marcas vencedoras, estiveram envolvidos 436.000 consumidores, que avaliaram mais de 900 marcas, através da metodologia do Prémio Cinco Estrelas. Destas, apenas 116 conseguiram provar a sua excelência e conquistar o Prémio, sendo 41 do centro do país. O reconhecimento da marca “Gavião Um Alentejo Diferente” é fundamental para que todo o concelho se afirme como um destino turístico”, refere a autarquia em publicação nas redes sociais institucionais.
Integrada num complexo de lazer gerido pelo Município de Gavião e localizado a cerca de um quilómetro de Comenda, o Parque de Merendas da Ribeira da Venda, tem angariado muitos fãs e centenas de visitantes, conquistados pelas águas de nascente, espaços verdes com árvores frondosas e diversas pontes que cruzam a linha de água, especialmente a antiga ponte romana da Ribeira da Venda.
O Parque de Merendas da Ribeira da Venda dispõe de uma área de praia fluvial junto ao açude e duas piscinas, uma infantil e outra para adultos, sendo ambas de entrada gratuita.
Como infraestruturas de apoio o parque conta com zona de churrasqueiras, mesas para refeições, instalações sanitárias e balneários, parque infantil, circuito de manutenção e ainda contém serviço de Snack-Bar/Restaurante com esplanada.