O primeiro ninho de vespa asiática detetado em Gavião foi destruído esta semana, anunciou a autarquia, numa ação desenvolvida pelos serviços de proteção civil da Câmara Municipal de Gavião em colaboração com os bombeiros municipais, o gabinete técnico florestal e uma empresa especializada contratada para o efeito.
Em declarações ao mediotejo.net, o vice-presidente da autarquia, António Severino, responsável pela proteção civil do município, explicou que foi o primeiro caso registado no concelho, à entrada da vila, e que a operação de destruição necessitou de uma logística com alguma robustez.
“A estrutura estava pendurada a mais de 20 metros de altura, numa árvore bem perto da vila de Gavião. Não foi uma operação nada fácil porque o ninho já apresentava uma dimensão muito considerável”, disse António Severino, relativamente a um ninho que foi destruído “com sucesso” na quarta-feira, dia 31 outubro.

“Este foi o primeiro caso registado no concelho, tentámos logo ter uma resposta com a maior urgência e com a maior eficácia , e uma vez que não temos ninguém, para já, com formação, tivemos de recorrer a uma empresa especializada para efeito”, relatou.
O autarca disse ainda estar “preocupado” com o aumento de casos, sobretudo em concelhos vizinhos. “Devemos estar atentos e vamos rapidamente lançar um plano de vigilância e controlo da vespa velutina de forma a que toda a população seja informada e sensibilizado sobre como agir em caso de deteção de algum ninho”.
António Severino disse ainda que os serviços da autarquia estão no terreno a acompanhar e a fiscalizar o aparecimento de mais casos, com uma “monitorização constante”, tendo apelado aos cidadãos que, se avistarem um ninho de vespa asiática o procedimento a seguir deve ser o de contactar imediatamente a autarquia e os serviços de proteção civil municipal.
