Município de Gavião distribui armadilhas para combate à vespa asiática. Créditos: CMG

O Município de Gavião distribuiu 100 armadilhas para o combate à praga da vespa velutina, equipamentos que foram colocados em toda a área do concelho uma iniciativa coordenada pelo Gabinete Técnico Florestal que envolveu vários apicultores do concelho, os Bombeiros Voluntários Gavião e a Equipa de Sapadores Florestais.

Na estratégia de prevenção e combate da vespa asiática, o objetivo passa por fazer “uma monitorização do desenvolvimento de ninhos, acautelando a saúde pública e capturando o máximo de vespas asiáticas, por forma a evitar a criação de novas colónias”, explica o município em comunicado.

A estratégia da autarquia passa “por continuar a colaborar, estar atento e disponibilizar meios, ainda que o empenho e dedicação de todos seja igualmente importante para um combate eficiente a este flagelo” acrescenta o mesmo comunicado.

Para uma “intervenção rápida e eficaz” a Câmara Municipal de Gavião apela que “ao avistarem estas armadilhas que não as danifiquem”.

Em caso deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de vespa velutina, solicita-se que seja contactado o Gabinete Técnico Florestal através do telefone: 241632581.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.