O Município de Gavião distribuiu 100 armadilhas para o combate à praga da vespa velutina, equipamentos que foram colocados em toda a área do concelho uma iniciativa coordenada pelo Gabinete Técnico Florestal que envolveu vários apicultores do concelho, os Bombeiros Voluntários Gavião e a Equipa de Sapadores Florestais.
Na estratégia de prevenção e combate da vespa asiática, o objetivo passa por fazer “uma monitorização do desenvolvimento de ninhos, acautelando a saúde pública e capturando o máximo de vespas asiáticas, por forma a evitar a criação de novas colónias”, explica o município em comunicado.
A estratégia da autarquia passa “por continuar a colaborar, estar atento e disponibilizar meios, ainda que o empenho e dedicação de todos seja igualmente importante para um combate eficiente a este flagelo” acrescenta o mesmo comunicado.
Para uma “intervenção rápida e eficaz” a Câmara Municipal de Gavião apela que “ao avistarem estas armadilhas que não as danifiquem”.
Em caso deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de vespa velutina, solicita-se que seja contactado o Gabinete Técnico Florestal através do telefone: 241632581.