Trinta novos funcionários do Município de Gavião tomaram posse

Trinta novos funcionários do Município de Gavião tomaram posse esta sexta-feira, dia 1 de fevereiro. Num momento que a autarquia “quis tornar solene”, a cerimónia de assinatura dos contratos com a Administração Local decorreu em clima de alegria. Sublinhava o presidente da Câmara Municipal, José Pio (PS), dirigindo-se aos novos funcionários públicos, que “a vida de todos vós ganha um impulso e uma estabilidade que vos permite acreditar num futuro melhor”.

O dia em que o Município de Gavião acolhe “a força de trabalho de mais 30 novos funcionários” da Administração Local, mais três pela Medida Emprego Jovem Ativo, “marca um momento especial na vida do Município e de todos vós”, começou por dizer o presidente da Câmara Municipal, José Pio.

Com este reforço, a pensar também na descentralização de competências, a Câmara Municipal aumenta “de uma só vez em 25% o número de recursos humanos ao seu serviço, num considerável esforço financeiro”, notou o autarca, lembrando tratar-se de “um projeto coletivo que não é meu, não é do executivo municipal, antes é de todos os gavionenses”.

Trinta novos funcionários do Município de Gavião tomaram posse. O presidente da Câmara José Pio

Saudando os novos funcionários disse: “A vida de todos vós ganha um impulso e uma estabilidade que vos permite acreditar num futuro melhor”. José Pio admitiu não ser fácil o alcance de tal vitória. “É muito difícil passar pelo crivo de uma seleção pública, pela acirrada e cada vez mais ampla concorrência, mas também pela exigência dos conhecimentos que se exigem aos candidatos”. Por isso pediu “empenho na defesa desta instituição”.

O presidente deixou também uma palavra de agradecimento a todos os elementos que integraram os diversos júris, que selecionaram os candidatos, “pela seriedade, pela transparência e pelo rigor que souberam ter em todas as diversas fases deste concurso”.

E um desejo para que os funcionários do município recebam “os novos colegas de braços abertos. Transmitam-lhes os ensinamentos da vossa experiência de muitos anos e façamos em conjunto deste pequeno município do Norte Alentejano, um exemplo de bem servir as populações”.

Trinta novos funcionários do Município de Gavião tomaram posse

Vera Carranca figura entre os 30 novos funcionários. Concorreu para assistente operacional de Cultura, Desporto e Recreio e manifestou-se “extremamente feliz” e “ansiosa” para iniciar funções na Biblioteca Municipal de Gavião. Não foi o desemprego que a motivou a abraçar o concurso público. Vera, residente em Ferraria, uma pequena aldeia da freguesia de Comenda, lecionava inglês aos alunos do Agrupamento de Escolas de Gavião, nas Atividades Extra Curriculares.

“Era algo que queria muito, entrar para a Função Pública e ter esta estabilidade de vida, não é todos os dias que acontece. Temos de agradecer imenso e empenhar-nos muito porque também é um esforço financeiro que a Câmara está a fazer a apoiar-nos a nós”.

Para Vera Carranca a estabilidade financeira “permite fazer planos a longo prazo, permite pensar com mais segurança no dia de amanhã. Tem a fantástica ADSE, um seguro de saúde para os meus três filhos o que me deixa muito descansada. Além disso, permite-me desenvolver um posto de trabalho numa área que gosto muito e com uma equipa que acho que vai ser extraordinária, conheço as pessoas e por isso posso dizer à partida que vai correr tudo lindamente”, afirmou.

Trinta novos funcionários do Município de Gavião tomaram posse. Vera Carranca

A cerimónia de assinatura dos contratos de trabalho, que a autarquia “quis tornar solene”, decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, onde estiveram presentes, além dos contratados, a vereação, alguns funcionário de Câmara, a diretora do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Portalegre, Sandra Cardoso, e a diretora do Centro de Emprego de Ponte de Sor, Georgina Rosa da Silva.

Assim foi regularizada a situação a oito funcionários, provenientes da Regularização Extraordinária de Precários na Administração Pública: quatro para os Serviços de Educação; um Eletricista; um Pedreiro; um Serviço de Cultura Desporto e Recreio; e um para os Serviços Municipais de Higiene Salubridade.

Provenientes de Concurso Público de Admissão a Trabalhador em Funções Públicas por tempo indeterminado foram 16 funcionários: um Técnico Superior de Gestão; um Técnico de Informática Estagiário; dois para o Serviço de Cultura Desporto e Recreio; cinco Serventes; um Carpinteiro; um Serralheiro; um Calceteiro; um Gabinete Técnico Florestal; e três Motoristas de Pesados.

Provenientes da Bolsa de Recrutamento foram seis os funcionários, dos quais dois para o Serviço de Cultura Desporto e Recreio e quatro Serventes.

Trinta novos funcionários do Município de Gavião tomaram posse

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.