Gavião prepara-se para ser palco dinamizador de um evento dedicado aos livros, leitura e ilustração, com iniciativas para todos os gostos e todas as idades. O ‘LIGA-TE’ – Literatura e Ilustração de Gavião, acontece de 17 a 20 de março, numa programação diversa e com entrada livre.
“Um evento que celebra os afetos e as pessoas na forma de festa do livro, leitura e ilustração, com atividades inclusivas e para diferentes idades”, é assim que a organização desenha estes dias preenchidos em Gavião que vão reunir escritores, ilustradores, contadores e artistas de renome, entre os quais tais Afonso Cruz, Paulo Galindro, Pedro Seromenho, Natalina Cóias, Carlo Giovani, Andreia Duarte, Bárbara R., Zita Pinto, Kiara Terra e Estefânia Surreira, e muitos outros.
Serão quatro dias que convidam a assistir a espetáculos literários, teatrais e musicais, fazendo ainda ligação às escolas além dos leitores de diferentes idades, marcando a diferença enquanto “um festival inclusivo e intergeracional que convida o público, reconhece o território e envolve as instituições locais”.
Além de ser um festival pedagógico, virado para as escolas, alunos, professores e famílias, este promete ser também um momento de valorização do património natural e cultural do concelho, que estabelecerá uma conexão entre artistas e residentes.

O programa do LIGA-TE divide-se em quatro vertentes: o LIGA-TE à PALAVRA, englobando vários escritores e contadores de histórias tais como Afonso Cruz, Pedro Seromenho, Kiara Terra, Estefânia Surreira, Andreia Duarte, entre outros.
Na vertente LIGA-TE à FAMÍLIA, com a peça “O meu avô consegue voar” pela companhia de Marionetas
Mandrágora, assim como o “Ateliê de Conto e Ilustração” para famílias e a apresentação dos livros “O avental da minha avó”, “As gravatas do meu pai” e “Os livros que devoraram o meu pai”, em formato de tertúlia, no âmbito das comemorações do dia do pai a 19 de março.
No âmbito do LIGA-TE à TERRA decorrerá uma oficina de ilustração e performance com vinho por Paulo Galindro, passando também as atividades por uma instalação artística com os artistas Carlo Giovani, Zita Pinto, Pedro Seromenho, Bárbara R. e os alunos do concelho, para a criação de um mural com cubos de sabão-pedra. A ilustradora Bárbara R. fará a exposição de tapeçaria “Uma montanha atrás de
outra e outra…” e duas oficinas de ilustração, inspirando-se nas mantas e tapeçarias de Belver.
Numa ótica comunitária e inclusiva, decorre a vertente LIGA-TE ao OUTRO, com uma série de atividades inclusivas e intergeracionais com horas de conto adaptadas, oficinas com os alunos da Universidade Sénior e utentes de IPSS de Gavião.

Além disso, até dia 31 de março será possível visitar as duas exposições que vão ficar em destaque na Biblioteca Municipal de Gavião e no Museu do Sabão: “Atrás de uma montanha, há outra e outra…” de Bárbara R. e “Um castelo de sabão e livros”, uma exposição-instalação do Coletivo Mina com os alunos do primeiro ciclo do concelho de Gavião.
O LIGA-TE promete ser “um festival de afetos, onde o livro, a leitura e a ilustração são motivos de união,
emoção, aprendizagem, memória e festa para todos”, estando de portas abertas a todos os interessados, com entrada livre.
Mais informação em https://www.facebook.com/ligategaviao